sexta-feira, abril 27, 2007

O Fisico Stephen Hawking experimenta a gravidade zero


(Foto El Pais)

O Brilhante astrofisico Stephen Hawking, que sofre de esclerose amiotrófica, experimentou a graviadade zero. Esta experiência faz parte da sua preparação para uma viagem a realizar ao Espaço. Na sua extensa bibliografia destacam-se temas como o conhecimento profundo da origem do universo e a existência de buracos negros.

Bibliografia solta: "A Briefer History of Time"; "The Universe in a Nutshell";

quinta-feira, abril 26, 2007

A matança



Hoje, dificilmente se repetem as práticas sociais associadas à matança do porco nas aldeias. Porém, ficam as memórias deste momento sempre festivo. Transformam-se as práticas alimentares e os saber-fazer da carne. Modificam-se as economias domésticas e os seus transitos. Dentro das casas, transformam-se os lugares onde todo o ritual decorria, ou seja, em torno do fogo. Novos electrodomésticos, novos espaços, novos usos misturam-se com arcaicos saberes.

Casa tradicional: beira alta


Antigo lagar de vinho, Quintã (Figueira Castelo Rodrigo)

Nesta região a grande maioria das casas tradicionais incorporam antigos lagares de vinho que, em muitos casos, continuam a ser utilizados. Distinguem-se pelas janelas altas que têm ligação a um tanque interior;era por aqui que se descarregavam as uvas, para posteriormente serem pisadas.

domingo, abril 22, 2007

Claude Levi-Strauss:"Odeio as viagens e os exploradores"



Não descurando a conjectura da época, Levi-Strauss iniciava desta forma um dos seus livros mais fascinantes:

"Odeio as viagens e os exploradores. E aqui estou eu disposto a relatar as minhas expedições."

Relativamente à profissão de antropológo, inúmeras vezes embebida na mescla, aventura/viagem:

"Não há lugar para a aventura na profissão de etnógrafo; só serve para escravizá-lo, exercendo, na eficácia do trabalho, a pressão das semanas e dos meses perdidos no percurso, das horas ociosas gastas com o informante esquivo; o peso da fome, do cansaço por vezes da doença; e, permanentemente, a opressão desses mil pequenos serviços que consomem os dias em pura perda, reduzindo a vida perigosa no coração da floresta virgem a uma imitação do serviço militar...O facto de serem necessários tantos esforços e despesas inúteis para se atingir o objecto dos nossos estudos não confere qualquer valor àquilo que pode ser considerado como o aspecto negativo da nossa profissão. As verdades que vamos procurar tão longe só têm valor quando libertas dessa ganga".

CLAUDE LÉVI-STRAUSS, "Tristes Trópicos".

sábado, abril 21, 2007

Romaria da Senhora do Almurtao


Lembrança da Senhora, palheiro da horta, Idanha-a-Nova.

A romaria da Senhora do Almurtão é um dos emblemas identitários mais proeminentes do Concelho de Idanha-a-Nova, é rara a casa onde não se encontre uma figura alusiva à Santa. Com toda a sua ancestralidade telúrica, esta romaria constitui um dos temas mais aliciantes a estudar, trata-se, sem dúvida, de um facto social total. Decorre este fim-de-semana (Domingo e Segunda-feira) o seu ciclo ritualístico. Vale a pena visitar, deixar-se imiscuir na envolvência desta remota musicalidade:

"Senhora do Almurtão,
Minha tão linda arraiana,
Voltai costas a Castela,
Não querais ser Castelhana."

terça-feira, abril 17, 2007

FESTIVAL DE MUSICAS DO MUNDO - WOMAD (Cáceres)



De 9 a 12 de Maio irá decorrer na histórica e idilica cidade de Cáceres um dos maiores festivais de musicas do mundo, a não perder!

quinta-feira, abril 05, 2007

"Viva a diferença. O tesouro mais valioso dos últimos mil milhões de anos"



Exposição que analisa amplamente o conceito de biodiversidade no planeta Terra. (instituição CosmoCaixa Barcelona, Espanha).

"Viva la diferencia. El tesoro más valioso de los últimos mil millones de años
¿Qué es la biodiversidad? ¿Qué prácticas la ponen en peligro? ¿Por qué es tan importante preservarla? Responder a estas preguntas es el objetivo principal de esta exposición. Para hacerlo, el Museo nos muestra unas colecciones excepcionales de animales, vegetales y objetos de todo el mundo. La exposición pretende, a través de la observación y la experimentación, concienciar y provocar un cambio de actitud, para conseguir un mundo más sostenible y un espacio para todos.

Esta muestra plantea cuatro principios fundamentales por los que se tiene que preservar la biodiversidad: el principio ético, el estético, el económico y el científico.
Cada especie es un enigma que puede desaparecer antes de estudiarla, y podría ser la solución para un problema que todavía no ha surgido.
Proteger la biodiversidad es un deber que tenemos hacia las futuras generaciones."

quarta-feira, abril 04, 2007

Haiku


Praia de Santo André

"Em animada conversa
dois vagabundos
e um lírio"

Matsuo Bashô