quarta-feira, junho 30, 2010

NA LAVARIA...






os minérios depois da respectiva extracção são transportados para a superficie, para outra unidade tecnica (lavaria), onde são triturados, lavados e separados. aqui o intenso ruído de toda a maquinaria era ensurdecedor.

segunda-feira, junho 28, 2010

CONT...DA VIAGEM...






o deslumbramento da viagem ao interior da terra continua...

sábado, junho 26, 2010

TRABALHO MINEIRO





foi intenso o contacto com alguns mineiros. deu para sentir, em parte, o que é ser mineiro. realço os estrondosos ruidos das máquinas a trabalhar. o cheiro quase insuportável do monóxido de carbono, assim como a temperatura elevada devido ao funcionamento dos motores. é, sem dúvida, uma profissão durissima e pela exposição a diversos riscos, deveria ser muito bem remunerada, o que infelizmente não acontece.

quinta-feira, junho 24, 2010

NO INTERIOR DA TERRA






depois de descermos com a ajuda de um tractor e um atrelado uns bons metros no sentido de uma das muitas explorações activas, percorremos a pé ainda mais uns metros em profundidade. uma nota de atenção em relação à respectiva exploração: o principal mineral é a volframite que se encontra em filão.

quarta-feira, junho 23, 2010

RUMO AO INTERIOR DA TERRA...




simpósio (dia 18): visita ao interior das minas da panasqueira.

existe um determinado fascinio ligado ao interior da terra. daí as grutas, covas, gretas, etc., serem motivo de inúmeras lendas. senti deveras essa carga emotiva à medida que iamos descendo cada vez mais para o interior da terra.

terça-feira, junho 22, 2010

BIBLIOGRAFIAS...



um livro interessante do antropólogo luis maçarico. face à rotina do trabalho que se impõe vamos acumulando bibliografias, esta obra do luis é uma delas. comecei a ler e aconselho. pois vai ao encontro de muitas das lógicas deste complexo universo do associativismo.

segunda-feira, junho 21, 2010

SOBRE O ADUFE...



recebi através do luis um exemplar desta interessante revista da associação da aldraba. para além de um conjunto de temáticas diversificadas ligadas aos patrimónios ditos populares, destaco um pequeno artigo sobre o adufe da autoria de ana c. dias.

domingo, junho 20, 2010

SIMPOSIO SOBRE MINERAÇÃO E METALURGIA HISTÓRICAS NO SUDOESTE EUROPEU





no primeiro dia do simpósio (18 jun) efectuou-se uma fantástica visita ao interior das minas da panasqueira. para mim foi uma experiência extraordinária, pois nunca tinha entrado numa mina activa. senti uma mescla entre fascínio e respeito por todos os mineiros que ganham a vida debaixo da terra. aqui irei documentar (pausadamente) as respectivas etapas e nuances da visita.

sábado, junho 19, 2010

SARAMAGO 1922-2010

(fonte: El Pais)

se paramos para pensar nas pequenas coisas, chegaremos a entender as grandes

j. saramago

quinta-feira, junho 17, 2010

PATRIMÓNIOS DA CORTIÇA




AUSTERIDADE ATÉ NOS LIVROS...

(etrusia)

a partir de julho entra em vigor a "lei da austeridade", até os livros sofrem um aumento do IVA de 1%???!!! até os livros...dá vontade de perguntar: para quê e para quem as chorudas campanhas de promoção da leitura e do livro? se na situação actual o mercado do livro já é periclitante, fará com mais 1% "às costas"??

quarta-feira, junho 16, 2010

COMIDA vs. CAPITAL

(bert teunissen)

face à crescente homogenização alimentar imposta pelas grandes industrias do sector, assistimos à morte dos alimentos ditos tradicionais, às suas práticas e a toda a sua diversidade. as culpas são multiplas e variadas (ex. politicas de higienização, asai & Cª, falta de apoios, falta de programas de formação, etc, etc). questionemos: comemos melhor hoje? os alimentos são mais saudáveis? pelo contrário, perdemos essa identidade conferida aos alimentos e aos seus territórios de proveniência. é urgente retomar esta via, incentivar a produção tradicional e não o capital...


Do you think it is really for our own good that multinationals take over our food production like the insurance companies want us to believe?
Do you really think that this way our food will become healthier?
Do you think that franchising will make us all happier than we have ever been?
Do you really want your hamburger in New York to taste the same as in L.A. or in Tokyo?
Do you understand why a piece of antique furniture is so expensive?
Do you believe in IKEA or McDonalds for instance?

I do not.


eu também não...






segunda-feira, junho 14, 2010

OLHARES TERAPEUTICOS

monsanto, carroqueiro, 2010.


terapias...

domingo, junho 13, 2010

ESTADO COSMOLÓGICO

(leif)

quando eu me penso, o meu pensamento busca-se no éter de um novo espaço. estou na lua como outros estão à sua varanda. participo da gravitação planetária nas fissuras do meu espirito.

a. artaud, o pesa-nervos, p. 84.



sábado, junho 12, 2010

SANTIFICADAS VAGABUNDAGENS

(leif)

com o futebol e filosofia nietzscheana "rompo a direito"...

e quem não quer morrer de sede entre os homens deve aprender a beber em todos os copos; e quem quer permanecer puro entre os homens deve aprender também a lavar-se em água suja. e desta forma muitas vezes tenho dito, para me consolar: vamos! coragem! velho coração! aconteceu-te uma desgraça: aproveita-a como se fosse uma felicidade!

nietzsche, assim falou zaratustra, p. 141.

sexta-feira, junho 11, 2010

COMEÇOU O ESPECTÁCULO

(boston.com)

o planeta celebra o futebol...

segunda-feira, junho 07, 2010

SIMPOSIO SOBRE MINERAÇÃO E METALURGIA HISTÓRICAS NO SUDOESTE EUROPEU



vai acontecer em vila velha de rodão este importante simpósio. trata-se de um evento de importância extrema, onde todas as atenções estarão centradas nestas amplas e fecundas matérias relacionadas com os patrimónios mineiros.


domingo, junho 06, 2010

MAIS IMAGENS...






a surpresa voltou a acontecer quando no final do almoço um grupo de saltimbancos e duas bailarinas "persas" animaram a malta...

ROSMANINHAL, ALGUMAS FOTOS DO PASSEIO TEMÁTICO "PASTORES"






aqui deixo algumas imagens tiradas durante a "caminhada" do passado domingo. realço a extrema amabilidade e simpatia da parte da junta de freguesia do rosmaninhal pela extraordinária oferta-surpresa, durante um momento de pausa, de uma farta merenda de pastor (pão caseiro, queijo, chouriço). quanto ao passeio em si mesmo, falou-se das paisagens transformadas, de história local, de arqueologia, de técnicas agricolas, de cultura pastoril, de novas lógicas ligadas aos territórios, de turismos, enfim, falou-se do passado mas sempre com a noção bem clara de que é sempre a partir do presente que "olhamos"...

sexta-feira, junho 04, 2010

CARTA FORAL DO ROSMANINHAL


Começei a ler a obra "Carta Foral de 1510 da vila do Rosmaninhal" da autoria do josé António Pinheirinho. aproveito para o felicitar com um grande abraço. quanto à obra em si, em breve efectuarei a respectiva resenha.