![](http://photos1.blogger.com/blogger/1831/3321/320/IMG_0200.jpg)
quinta-feira, agosto 31, 2006
terça-feira, agosto 29, 2006
Negros frutos
domingo, agosto 27, 2006
Feminino
quarta-feira, agosto 23, 2006
Monsanto
Os granitos sussurram palavrões debaixo do fornilho deste sol. Monsanto ao fundo. Erguido. Majestoso. Reinante. Perante os subditos sobreiros, que se contorcem em multiplas expressões antropomorficas. Pequenas hortas verdejantes saboreiam alguma frescura aos seus pés. Mas Monsanto, tal como Fernando Namora o decifrou, é muito mais do que aquele ridiculo galo. Monsanto é o eterno lugar dos altivos ninhos cinzentos dos homens de pedra.
Fotobiografias
olho para a fotografia. Trata-se de uma imagem assustadoramente feliz. Ali, no mais interminável dos mundos. Está assente em cima de um móvel castanho. Junto, uma imagem de uma Santa. Sei que a casa há muito que está vazia. Deixou de respirar. Morreu. No entanto, a imagem da fotografia continua a sorrir, soltando gargalhadas intermitentes, cachinadas, risadas, até que de repente se lembra do desmedido mundo do seu sorriso: o-mundo-do-papel-de-fotografia-a-preto-e-branco.
sábado, agosto 19, 2006
Arquitectura tradicional: abrigos pastoris
![](http://photos1.blogger.com/blogger/1831/3321/320/paisageem%20044.jpg)
Rosmaninhal, abrigo pastoril (Construção em xisto, de planta circular, em falsa cupula; têm anexado um pequeno curral).
Estas construções primitivas circulares estão, em geral, relacionadas com a prática do pastoreio extensivo. Outrora abrigos permanentes ou temporários dos pastores. São um magnifico exemplo de humanização da paisagem; um extraordinário exemplo de adaptação arquitectónica ao meio natural, de tal modo que, em inúmeros casos, passam totalmente despercebidos; um testemunho por excelência das primitivas vivências humanas.