quinta-feira, julho 26, 2007

celebração de um ano virtual


Touro Sentado, Tribo Sioux (América do Norte)

Pois é, este blogue faz hoje um ano de existência virtual,quero agradecer (isto é se as coisas se agradecem) a todos os que se entreteram com este lugar e daqui levaram alguma coisa útil para as suas vidas quotidianas.

Bem hajam a todos!

Para a comemoração escolhi uma mensagem do Touro Sentado da tribo dos Sioux:

Touro Sentado

"Tatanka Yotanka, ou Touro Sentado, Guerreiro Sioux, Lider Tribal da Divisão Hunkpapa Teton e mais tarde um "sonhador" sagrado, esteve em pé de guerra quase continuamente de 1869 a 1876.
Povoadores brancos chegavam constantemente, e ainda mais desastroso para os indios, tinha-se descoberto ouro no território das Colinas Negras. A seguir a esta descoberta em 1875, o governo ordenou que os Sioux deixassem os seus territórios de caça do rio Pó, terras que lhe tinham sido garantidas pelo tratado de 1877, Touro Sentado exprimiu grande amor pela sua terra natal, "um amor totalmente mistico", escreve o biógrafo de Touro Sentado. Ele costumava dizer que todos os pés que sejam saudáveis podem ouvir o próprio coração da terra sagrada... levantavam-se sempre antes da alba, e gostava então de caminhar para molhar os pés no orvalho da manhã."

"Olhai meus irmãos, chegou a primavera; a terra recebeu os abraços do sol e em breve veremos os resultados desse amor!
Cada semente despertou e o mesmo se passa com toda a vida animal. É através desse misterioso poder que também nós temos o nosso ser e que do mesmo modo consentimos aos nossos vizinhos, mesmo animais vizinhos, um direito igual ao que temos, de habitar a terra.
No entanto, ouvi-me, minha gente, nós agora temos que tratar com outra raça - que era pequena e fraca quando os nossos pais a encontraram pela primeira vez, mas que agora é inumerável e esmagadora. Por estranho que pareça, tem propensão para cultivar o solo mas o amor da posse é uma doença entre eles. Essa gente fez muitas regras que os ricos podem quebrar mas não os pobres. Tiram dos pobres e dos fracos para alimentar os ricos que mandam. Afirmam que esta nossa mãe de todos nós, a terra, é deles, e separam-se com vedações dos vizinhos, e desfiguram-na com os seus edificios e o seu lixo. Essa nação é como uma torrente furiosa que salta das suas margens e destroi todos os que estão no seu caminho.
Não podemos habitar lada a lado. Há sete anos apenas fizemos um tratado no qual nos era assegurado que o país do búfalo seria nosso para sempre. Agora ameaçam tirá-lo de nós. Meus irmãos, devemos submeter-nos ou devemos dizer-lhes: "Matem-me antes de tomar posse da minha Terra Natal"..."

(O Sopro das Vozes. Textos de indios americanos, Assirio & Alvim)

segunda-feira, julho 23, 2007

Patrimónios: a dificil definição




A palavra património diz-nos que é alguma "coisa" que sobrevive ao passar do tempo e que é necessário preservar a todo o custo. Daqui resultaram inúmeras formas de hegemonização de um tipo de discurso essencialista, assim como, por consequência,se verificou por todo o recanto uma intensa activação de inúmeros repertórios patrimóniais, tendo como justificação a necessidade de preservação ou revificação da experiência cultural, tida como única e irrepetível. Quando falamos de património estamos também a falar de identidade, citando Elsa Peralta e Marta Anico, "ambos são ficções que veiculam imagens social e politicamente negociadas, bem como histórica e culturalmente construidas sobre um determinado colectivo humano" (Peralta e Marta anico, 2006).

sexta-feira, julho 20, 2007

GOLD



Foto: Samson Sharky

sexta-feira, julho 13, 2007

Bibliografias



"Transhumance sur la route des alpages (1951)"

140 pages
Edition Images en manoeuvre
63 rue Consolat
13001 Marseille

"En 1951, un photographe marseillais, Marcel Coen, et l'écrivain Maurice Moyal accompagnent des bergers transhumants et un troupeau de 2000 mérinos d'Arles dans leur lent trajet vers les Alpes.

Image fidèle de la transhumance qui est tout sauf une aimable promenade. Un hommage vibrant au courage des bergers d'hier et d'aujourd'hui."

E-mail: ieme@wanadoo.fr

quinta-feira, julho 12, 2007

Somos tão diferentes?



Uma consulta a não perder!

http://www.understandingrace.org/

terça-feira, julho 10, 2007

VII Encontro internacional de pastores, nomadas e transumantes



O museu da transumância de Guadalaviar (Serra de albarracin-Espanha) celebra este fim de semana a sua grandiosa festividade anual. Este ano o destaque vai para a cultura Mongol.

sexta-feira, julho 06, 2007

Pinturas cantadas, arte e performance das mulheres de Naya



"A exposição mostra as obras realizadas pelas mulheres das comunidades Patua do Estado de Bengala na Índia que cantam as histórias que pintam em extensas tiras de papel. Os temas tanto retomam o reportório das tradições orais da comunidade como falam de mudanças sociais e políticas e acontecimentos que marcam a vida da aldeia, do país ou do mundo.
De 5 de Julho até 31 de Dezembro no Museu Nacional de Etnologia em Lisboa.

São pinturas em folhas de papel justapostas, coladas em tecido, muitas vezes reaproveitadas de outros usos, que as torna mais flexíveis e resistentes à sua continuada manipulação. Ali se encontram representados os mais variados temas, uns retomados da tradição oral, onde divindades e personagens de toda a índole são protagonistas de histórias inúmeras vezes repetidas, outros abordam assuntos da mais próxima actualidade.
Pode tratar-se da narração de acontecimentos de grande ressonância mediática e planetária, como o ataque ao World Trade Center de Nova Iorque em 11 de Setembro de 2001, ou o tsunami de Dezembro de 2004.
Mas podem também ter o alcance de uma campanha informativa e cívica, como ocorre com a luta contra a Sida ou contra a discriminação de género, que no infanticídio de bebés do sexo feminino encontra uma das suas mais radicais e violentas manifestações.
Estamos perante uma forma de expressão e prática cultural de grande profundidade temporal, antes desempenhada por homens, mas que as mulheres foram aprendendo e utilizando como instrumento da sua afirmação e promoção económica. Para tal, tiveram de conjugar a competência técnica do desenho e da pintura com a capacidade performativa da narrativa que se consubstancia nas canções que dão corpo à pintura. Através do simples contacto com os rolos pintados percebem-se estilos pessoais, variações de linguagem e a profusa diversidade dos temas."

Publicado em 2007-06-27

(Fonte: Instituto Português de Museus- http://www.ipmuseus.pt/)






http://www.ipmuseus.pt/pt/noticias/H28699/TA.aspx

sexta-feira, junho 29, 2007

Descobertos os vestígios mais antigos da presença humana na Europa


Fonte: El Pais (Espanha)


"Un equipo de Atapuerca halla restos humanos con más de un millón de años."
"Es la primera prueba de presencia humana en Europa anterior al 'homo antecessor'"


http://www.elpais.com/articulo/sociedad/equipo/Atapuerca/halla/restos/humanos/millon/anos/elpepusoc/20070629elpepusoc_2/Tes

Meninos Gordos: contar uma história através da faiança


No museu da Guarda, até 30-06-2007.


"Trata-se de uma exposição que conta a história de dois meninos «belos, gigantes e gordos», que andaram por terras portuguesas nos anos quarenta do século XIX. Estes meninos causaram tal espanto que os nossos ceramistas pintores do séc. XIX os retrataram em vistosa faiança nortenha."

Publicado em 2007-06-06 (Instituto Português dos Museus)

quarta-feira, junho 27, 2007

Hatshepsut: a rainha das rainhas


fonte: El Pais

Ao contrário das fascinantes descobertas de arqueólogos no "terreno", esta foi talvez uma das maiores, mas no "sotão" do Museu do Cairo.

"La reina dormía en el sótano"

"Egipto asegura haber identificado el cuerpo de la faraona Hatshepsut en una momia anónima almacenada en el museo de El Cairo."


http://www.elpais.com/articulo/cultura/reina/dormia/sotano/elpepucul/20070627elpepicul_3/Tes

segunda-feira, junho 11, 2007

Arquitectura Mudejar de Teruel



A arquitectura mudéjar é sobretudo o resultado de uma convivência de diversos estilos culturais: judáico, muçulmano e cristão.

"El estilo mudéjar, resultante de la convivencia cultural de judíos, musulmanes y cristianos, se erige como estilo arquitectónico en el siglo XII en la Península Ibérica. Se caracteriza por el empleo del ladrillo como material principal. El mudéjar no supuso la creación de nuevas formas ni estructuras (como el gótico o el románico), sino que reinterpretó, a través de las influencias musulmanas, los estilos occidentales. Se acepta que el estilo mudéjar nace en Toledo, como una adaptación de los motivos arquitectónicos y ornamentales (especialmente a través de decoración con yesería y ladrillo)"

http://www.spain.info/TourSpain/Arte%20y%20Cultura/Conjuntos%

quinta-feira, maio 31, 2007

FOL & AR




Soberbo!

quarta-feira, maio 30, 2007

Arraial pastoril no Rosmaninhal




A dança da amizade ecoava nos corações alegres.

terça-feira, maio 29, 2007

Seminario: sintese dos trabalhos


Abertura do seminário: Vereador da Cultura de Penamacor; Vereador da Cultura de Idanha-a-Nova; Vereador da Cultura do Fundão.

Aqui vos deixo em jeito de sintese o ocorrido no seminário:

Abertura
Os Vereadores da Cultura de Idanha-a-Nova, Penamacor e Fundão abriram a sessão dos trabalhos fazendo referência e destacando os debates em torno da importância destas temáticas: patrimónios, memória colectiva, paisagem cultural, turismo, desenvolvimento rural, aproximação de territórios, intercâmbios culturais, etc.

Moderadora: Drª Aida Rechena (directora do Museu Francisco Tavares Proença Junior)

Destaco a profissional dedicação com que moderou todo o seminário.


Dr. Alberto Martinho

"A transumância da Serra da Estrela para os campos da Idanha"

A comunicação estruturou-se em torno de quatro grandes pontos:

-Origens
-Trajectos
-Invernada
-Regresso

Drª Elisa Pinheiro (Museu dos Lanifícios da Covilhã)

"Cultura pastoril e museologia na Beira Interior"

Aqui foram equacionadas algumas problemáticas relacionadas com as valências e as intervenções do museu dos lanifícios em torno de um território que se estende muito para além da fronteira raiana.

Mestre Pedro Salvado (Câmara Municipal do Fundão)

"Paisagens pastoris no Concelho do Fundão: a recriação da memória"

O mestre Pedro Salvado proporcionou-nos uma das mais fascinantes viagens através das multiplas construções sociais de um território pastoril; destacando uma arqueologia da memória pastoril.

Museu da Transumância de Guadalaviar (Espanha)

Devido a impedimento institucional, os representantes deste museu não puderam estar presentes. Coube ao Centro Cultural Raiano (Eddy) a apresentação deste museu. Com base numa viagem efectuada a este museu, foram apresentadas algumas imagens acerca deste espaço museológico.

Eddy Chambino (Centro Cultural Raiano)

"Cangalhadas de pastor: do objecto sem sentido ao sentido do objecto"

O ponto de partida e/ou chegada desta comunicação foi um conjunto de objectos relacionados com a actividade da pastorícia que foram recolhidos sem qualquer enquadramento metodológico. Servindo deste modo para a problematização do sentido dos objectos nas sociedades humanas. Evidenciando-se os processos simbólicos dos objectos e seus elos de ligação com a experiência quotidiana dos grupos sociais.

ALMOÇO

Dr. Paulo Longo (Centro Cultural Raiano)

"A rede museológica d'Idanha"

Nesta comunicação fez-se um enquadramento interessante em torno da rede museológica em constituição no concelho de Idanha-a-Nova. Destacando-se o projecto do museu da pastorícia na aldeia do Rosmaninhal.

Dr. Flores del Manzano (Placência)

"La Trashumancia, modeladora de la historia y la cultura popular en el territorio extremeño"

O Prof. Flores Manzano destacou a importancia da formação do passado histórico e a identidade cultural de Espanha, a Comunidade da Extremadura em particular, na actividade ganadeira e o sistema transumante. Fez uma breve descrição da actividade transumante; a dureza do oficío pastoril, entre outros aspectos significativos da vida nas "Cañadas Reales";
Referiu ainda uma transumancia viva, pujante, em certas partes do território espanhol.

Drª Sónia Guerra (Mestranda do ISCTE)

"Arquivo digital de história oral: ferramentas essênciais para a sua constituição"

Nesta comunicação foi evidenciado a importância dos arquivos digitais de história oral nas sociedades actuais; como se fazem e como se organizam. Mostrou-se assim todo um mundo novo por descobrir e explorar que, em muitos casos, os projectos museológicos negligenciam.

Dr. David Morais

"A transumância dos gados serranos no alentejo"

Fez-se uma grande viagem através da transumância dos gados serranos no Alentejo. Tal como o Professor anunciou "apertem os cintos por que vamos viajar"; de facto, foi uma viagem alucinante pelos inúmeros documentos históricos, pelo longo trabalho de campo que o Professor foi efectuando ao longo de cerca de 10 anos, junto de pastores locais, caminhos, ruinas, etc.

Escola Superior Agrária de Castelo Branco

Destacou-se aqui, através de dois Engenheiros da instituição, todo um trabalho relacionado com a implementação e manutenção de raças de ovinos e caprinos autóctones.

A finalizar, efectuou-se uma mesa redonda com o fotógrafo profissional Valter Vinagre e o investigador local Mário Chambino, onde se destacaram os diversos olhares sobre a contemporaneidade das paisagens pastoris.

O fecho dos trabalhos ficou encarregue do presidente da Junta do Rosmaninhal, António Manuel Almeida.

BEM HAJAM A TODOS! (a sua palavra mágica)

Visita Tematica: pastores e transumancia



O pastor e o seu labor quotidiano. Assim iniciamos esta fantástica viagem nómada através das paisagens pastoris do Rosmaninhal.

segunda-feira, maio 28, 2007

A arte pastoril do Ti Domingos


Festival de musica pastoril: a extrema alegria


Rosmaninhal, ARRAIAL PASTORIL, 2007
Enquanto o mundo circulava, grandes sorrisos dançavam!

terça-feira, maio 08, 2007

Seminário internacional sobre cultura pastoril



A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, através do Centro Cultural Raiano organiza na aldeia do Rosmaninhal este brilhante seminário internacional sobre cultura pastoril. Aqui vos deixo o rascunho do programa (passivel de sofrer alterações) :

Dia 26 de Maio de 2007

Manhã

"A patrimonialização da cultura pastoril: museus e identidades"

Convidados


-Museu dos Lanifícios (Covilhã)
-Museo de la Trashumancia de Guadalaviar (Espanha)
-Centro Cultural Raiano
-Câmara Municipal do Fundão
-Drª Sónia Guerra (ISCTE, Mestranda em Ciências da Informação e Bibliotecas Digitais)

Tarde

"Transumância: história, memória e tradição"

Convidados

-Prof. Dr. Flores del Manzano (Antropólogo,Placencia-Espanha)
-Prof. Dr. Alberto Martinho (Sociólogo,Manteigas-Serra da Estrela)
-Prof. Dr. David Morais (Médico e Investigador-Évora)

Mesa Redonda

-Antigos pastores locais e Transumantes (Memórias pastoris)
-Presidente da Junta de Fernão Joanes (A dimensão festiva da cultura pastoril, o caso da festa da transumancia da aldeia de Fernão Joanes)
- Câmara Municipal do Fundão (O caso da festa da transumancia de Alpedrinha)

"Ser pastor hoje: a escola de pastores e pastoras de Fortanete (Espanha)

Debate: "Diferentes olhares sobre a contemporaneidade dos territórios"

-Valter Vinagre (Fotografo)
-Mário Chambino(Investigador local)


Final do seminário: "Musica tradicional pastoril-Ti Inês (pastora local).


21.00 - Centro Cultural Raiano (Idanha-a-Nova)- Exibição do documentários "AInda há pastores" de Jorge Pelicano.




Dia 27 de Maio

Visita temática: "Pastores e transumância"

Manhã

-Saída acompanhada de um rebanho e seu respectivo pastor e cães.
-Demonstração do pastor e seus cães: "A arte da condução do rebanho"
-Percurso pedestre pelas paisagens pastoris (12 Km)

Almoço pastoril

Workshop´s

"O saber-fazer dos pastores"

O som e o sentido: preparação de um chocalho

A arte pastoril: os artesãos hoje

Os abrigos pastoris

Arraial pastoril

Mais informações: Centro Cultural Raiano - telef. 277 202 900/ Fax 277 202 944
ccraiano@iol.pt

segunda-feira, maio 07, 2007

Uma iniciação mistérica



"No se trata de una obra más sobre Pompeya. El libro de Linda Fierz-David abunda en análisis mitológicos y en el intento de interpretar los frescos de la villa de los Misterios, una casa de iniciación para mujeres en los ritos secretos de Baco y Ariadna." (Suplemento Babelia-El País)

domingo, maio 06, 2007

A MAE




"No sorriso louco das mães batem as leves
gotas de chuva. Nas amadas
caras loucas batem e batem
os dedos amarelos das candeias.
Que balouçam. Que são puras.
Gotas e candeias puras. E as mães
aproximam-se soprando os dedos frios.
Seu corpo move-se
pelo meio dos ossos filiais, pelos tendões
e orgãos mergulhados,
a as calmas mães intrínsecas sentam-se
nas cabeças filiais.
Sentam-se, e estão ali num silêncio demorado e apressado,
vendo tudo,
e queimando as imagens, alimentando as imagens
enquanto o amor é cada vez mais forte.
E bate-lhes nas caras, o amor leve.
O amor feroz.
E as mães são cada vez mais belas.
Pensam os filhos que elas levitam.
(...)

Herberto Helder, O poema contínuo.