![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjA56LQnoFGa52UFZPHutHflFzXqCUW5ZIbAvohOJZI3TU0x0N8RHr1ltF7WgmJ-9zEbQv7A72FzxNPUGGlkaoLckz_jqaentRPSqND-mxq77iRAtKfJiWNAgn1mn-zjybwPkok5Q/s400/Capela+no+dia+da+festividade.jpg)
como tenho aqui referido, a celebração do S. João na aldeia do Rosmaninhal é, quanto a mim, uma das festas do concelho de Idanha-a-Nova que mais impressiona. tanto pela singularidade associada às bestas (éguas, cavalos, burros, machos), como pela dimensão da comida e sua comensalidade. misturam-se os aromas intensos do rosmaninho com o do ensopado de borrego e nesta confluência junta-se a saudável euforia do povo em festa. sobre as virtudes desta noite, haveria muito para dizer...desde a colheita das ervas bentas aos banhos que as gentes e animais tomam ou melhor, tomavam, nos rios e nas respectivas fontes. nesta mágica noite purificam-se e exorcizam-se os males com fogueiras de rosmaninho:
"fogo no rosmaninho,
saúde no meu peitinho"
...esta é também, a festa por excelência dos pastores, fazendo lembrar as ancestrais festas de Pales, deusa romana dos rebanhos.
1 comentário:
O Rosmaninhal não é aldeia, é vila desde 1510
Enviar um comentário