domingo, outubro 31, 2010

(centuriespast)
[Hans Memling about 1485 or laterOil on panelStrasbourg, Musee des Beaux-Arts]
...
"o túmulo, que sabe todos os meus sonhos
(porque sempre o coval há-de entender o poeta),
nessas noites sem fim onde já não há sono"

charles baudelaire, as flores do mal, p. 111.

sexta-feira, outubro 29, 2010

ODE AO POETA IBÉRICO

(fonte: Jornal Povo Da Beira, 19 Out 2010)

o poeta antónio salvado, natural de castelo branco, foi homenageado durante o XIII Encontro de Poesia Ibero-Americana (salamanca). com uma obra vastissima repleta de momentos e de lugares onde a alquimia da luz se imiscui nas formas secretas desses multiplos existires beirões. penso que seria duplamente importante essa fecunda revisitação da sua obra e dos seus ensinamentos nessa "casa de monsanto" dedicada a estas artes.


quarta-feira, outubro 27, 2010

PARA MEDITAR...

"En el mundo actual, se está invirtiendo cinco veces más en medicamentos para la virilidad masculina y siliconas para mujeres, que en la cura del Alzheimer.... De aquí a algunos años, tendremos viejas de tetas grandes y viejos con pene duro, pero ninguno de ellos se acordará para que sirven"

drauzio varella, premio nobel da medicina

quinta-feira, outubro 21, 2010

ORALIDADES


momentos em sliven (bulgária) do grupo de musica tradicional "modas & adufes" de proença-a-velha.

REVISTAS, VIAGENS




para quem não conhece, a revista altair (espanha), é sem duvida, uma das melhores revistas sobre viagens. bem documentada, com reporteres a sério, fotografos a sério, com infinitas dicas, mapas, bibliografias especializadas, discografias do mundo, etc, etc...talvez com o mesmo orçamento (palavra da moda) de muitas pseudo-revistas portuguesas que se auto-denominam de viajens e que não passam de meros folhetos de cafe ou de bairro.

quarta-feira, outubro 20, 2010

(tanya johnston)

parabéns estrelinha...
que o dia te seja limpo...

segunda-feira, outubro 11, 2010

BIBLIOGRAFIAS

( well medicated)



devem-se ao próprio calendário outonal estas inclinações livrescas. retomo leituras incendiadas. nem mesmo o novo nobel (vargas llosa) me distrai...

CRENÇAS: GRAVIDEZ

(this isn't happiness)

continuamos o inventário destas crenças populares:



Idanha-a-Nova

"mulher grávida não pode comer lebre, porque os filhos nasceriam com os olhos abertos"

Castelo Branco
"as mulheres grávidas não devem usar colares ao pescoço no periodo da gravidez, para que as crianças não tragam sinais na pele"

(In Jaime Lopes Dias, Etonografia da Beira, Vol. I, pp. 186/187)

domingo, outubro 10, 2010

CRENÇAS: BICHOS UTERINOS


(monsters brains)
"crêm as parturientes de classe popular, que, dentro da cavidade uterina, e juntamente ao feto, se geram bichos de várias formas e feitios, capazes de lhes roerem as entranhas. affirmam ainda as mulheres do povo, com toda a sua primitiva ingenuidade, que estes bichos se assimelham, exactamente, a ratos toupeiros, sapos, etc., e saem às vezes do corpo ainda vivos, começando a andar no meio da casa. até succede - é crença popular que já tenho ouvido referir a algumas pessoas - sairem os mencionados bichos a correr como coriscos, indo esconder-se por detraz de qualquer movel! as parteiras d'aqui (...) recommendam (...) às suas clientes que bebam quanto aguardente puderem, para, mercê da ingestão do espirituoso liquido, matarem os bichos que já existam no utero ou por ventura ali venham a desenvolver-se. a aguardente (...) tem a singular virtude de anniquilar o bichop, perservando o feto! (...) como consequencia fatal de similhante pratica, não raro se produzem casos de aborto (...)aquilo que às pessoas do povo se afigura ser um bicho, não passa, evidentemente, d'uma simples mola, quando não é apenas um feto pouco desenvolvido"
(In a tradição, p. 23)

quinta-feira, outubro 07, 2010

MONGÓLIA: VIDAS TRANSUMANTES







(fonte: Geo.fr)
tenho um especial encantamento por estas culturas nómadas, assentes na enigmática mobilidade estruturada pelos movimentos estacionais. especialmente num mundo dominado pelas ideologias politicas ligadas ao sedentarismo. não tenho dúvidas, este é um eixo de trabalho fascinante, pois muitos dos problemas da actualidade têm as suas profundas raizes nesta ancestral dualidade: nómadismo vs. sedentarismo. já estive mais longe desta aventura...


quarta-feira, outubro 06, 2010

BIBLIOGRAFIAS



acabei de ler este brilhante livro do dave eggers. em todos os sentidos é um livro incontornável e de uma lucidez incrivel, pois retrata o drama dos meninos refugiados do sudão.
"as pessoas dos países em paz não se deviam envolver nos assuntos de paises em guerra"
(existe tradução)