segunda-feira, dezembro 31, 2012

A TODOS OS SONHADORES QUE AINDA OUSEM SONHAR

(ganja-and-mountzion)

desejo a todos (as) que por aqui 
passam um prospero ano 2013...

domingo, dezembro 30, 2012

MONUMENTOS TAUROMÁTICOS



praça de touros João Branco Nuncio, Alcacer do Sal.

sexta-feira, dezembro 28, 2012

BOAS FESTAS


*com algum atraso...

domingo, dezembro 23, 2012

PENSAR POR NÓS MESMOS...


ao contrário de infimos pensadores, nietzsche nunca impôs a ninguém como caminho único a sua própria filosofia e o seu modo de pensar o mundo. apresentou antes um elaboradissimo guia para cada um pensar por si mesmo...aliás, desafiou mesmo a termos coragem para expurgar tanto lixo toxico que nos retira a nossa única e mais valiosa categoria humana, a de pensar por nós mesmos, só isto nos transforma em seres cósmicos com a liberdade para nos reinventarmos...

sábado, dezembro 22, 2012

SONS INAUDITOS

HOJE NO FORUM CULTURAL

*divulgo

MESTRES DA PEDRA

(cnc)


para além de qualquer aprofundamento teórico que estas evidencias historicas requerem, apenas estes pensamentos breves que acompanham as minhas observações relacionadas com as relações entre o homem e o mineral:  tudo começou à cerca de cinco milhões de anos nessa complexa epopeia da pedra lascada. sobre a contemporaneidade destes mestres da pedra, penso que já são meramente documentos históricos. a proposito, existe na proximidade um belissimo espaço museológico dedicado à pedra e aos seus artistas, o museu do canteiro, em alcains.

quinta-feira, dezembro 20, 2012

SOLSTÍCIO DE INVERNO

(alessandra zamperini)

a riqueza deste planeta está nas inumeras interpretações/representações que as diversas culturas deram a este como a outros acontecimentos cósmicos. enriquecendo os variados repertórios com uma enorme diversidade de linguagens (simbólicas, religiosas, culturais, etc).

quarta-feira, dezembro 19, 2012

DEIXAR AO FOGO


vive e deixa ao fogo
o infortunio obscuro

*rimbaud

LASCAUX

(life, lascaux. Ralph Morse—Time & Life Pictures/Getty Images)


estas gravuras localizadas nas grutas de lascaux (frança) estão datadas em 17000 anos AP. 

não obstante a insuficiência dos nossos conhecimentos sobre estas pré-escritas, podemos adiantar a hipotese segundo a qual esta apreensão especifica do real corresponde, verosimilmente, à noção de território.

*R. Barths e Eric Marty

segunda-feira, dezembro 17, 2012

domingo, dezembro 16, 2012

PATRIMÓNIOS MINEIROS. MOMENTOS DA EXPOSIÇÃO EM MEDELIM


este exercicio de partilha efectuado junto da comunidade e dos protagonistas deste passado mineiro, para além de congregar, torna-se absolutamente central nos processos de compreensão práticos e da aceitação da comunidade perante os propositos dos investigadores.

O INVERNO. AS LEITURAS INCENDIADAS...


uma viagem astrológica de metamorfose

henry miller

sábado, dezembro 15, 2012

NO TEMPO EM QUE OS ANIMAIS FALAVAM...


são ancestrais as  quantidade de histórias populares (lendas, mitos, contos) onde a interacção entre humanos e animais se mesclam, quase sempre com o proposito de evidenciar a superioridade dos humanos face aos animais. em inúmeras destas histórias os humanos transformam-se em animais e  vice-versa. são por estas razões antropologicas, notáveis  repertórios para o estudo desta remota e complexa relação homem/animal. até porque em termos classicatórios já dariam um bom argumento de problematização: animais em liberdade (selvagens), animais domesticados e condenados a viver em companhia dos humanos, seres fantásticos produto da imaginação dos humanos...                                    

sexta-feira, dezembro 14, 2012

CICLO DE CINEMA MINEIRO, MOMENTOS...



realizou-se em Monfortinho, com a apoio da junta de freguesia desta localidade, este momento filmico relacionado com o encerro da exposição "Quando a gente andava ao menério - o caso das T. de Monfortinho".


quinta-feira, dezembro 13, 2012

ON THE ROAD

sempre essa luz que se respira através de diafragmas vegetais 

segunda-feira, dezembro 10, 2012

domingo, dezembro 09, 2012

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO "QUANDO A GENTE ANDAVA AO MENÉRIO - O CASO DE MEDELIM"


momentos durante a inauguração da exposição na casa de Medelim

sábado, dezembro 08, 2012

VIVAM OS MADEIROS...




chegada dos madeiros em idanha-a-nova. 2012

o dia 8 de dezembro é tradição no concelho de idanha-a-nova a chegada dos madeiros de natal. todavia, fruto de um contexto de variadas e complexas mudanças nos territórios e nos seus tecidos sociais, esta tradição (como a maioria das tradições) hoje já integra outros elementos que a diferenciam daquilo que foram alguns dos seus supostos traços relacionados com a sua génese:  já não são os rapazes das "sortes" que vão buscar o madeiro, já não se passa a noite no campo, já não é necessário o roubo ritual da lenha, etc. porém, outros elementos mais arcaicos continuam a conviver a par com estas novas lógicas de (pós) modernidade: a própria celebração e a sua ênfase  com as suas estéticas associadas aos tractores (elementos decorativos, enfeites, etc), o consumo de álcool (aguardente, jeropiga, vinho), as buzinas e os cânticos (viva os madeiros) que acompanham o respectivo cortejo à sua chegada, algumas estruturas relacionadas com a sua organização (comissões de festas, associações...) é através destas manifestações culturais, próprias de cada território, que se vê o sangue das comunidades, os seus espelhos, as suas diferenças, as suas mudanças, enfim, o seu devir sempre em constante movimento. em suma, o que é a imaginação e a criatividade das sociedades senão o movimento. sabemos que esse cânone da tradição se não contemplar esta dimensão do "novo", é apenas um enfadonho texto estático, enfadonho, rigido. cabendo aos interpretes a mera cópia/reprodução...

*também uma nota especial para mais um aniversário da centenária banda filarmónica de idanha-a-nova.

quinta-feira, dezembro 06, 2012

O CASO DE MEDELIM


EXPOSIÇÃO MINÉRIO: A ITINERÂNCIA CONTINUA


o exercicio expositivo sobre o património mineiro do concelho de idanha-a-nova continua a sua viagem nómada pelas principais freguesias relevantes nos seus passados mineiros. depois da temática do ouro em T. de Monfortinho, vai agora viajar para Medelim, onde num passado mais remoto (finais do sec XIX) se explorou as fosforites e num passado mais recente o estanho e volfrâmio. 

terça-feira, dezembro 04, 2012

O CIRCULO DAS ÉPOCAS INUMERAS

(pena branca)

muito longe debaixo da terra

segunda-feira, dezembro 03, 2012

domingo, dezembro 02, 2012

REPRESENTAÇÕES DO MUNDO PASTORIL NA ICONOGRAFIA CRISTÃ

"Jesus Cristo o divino pastor"

esta é uma gravura lindissima. 

SOBRE O ESTADO DE "ALUADO"


esta designação surge associada a estados alterados variados em humanos e animais (cio,loucura momentânea, apatia, etc). interessante esta misteriosa influência da lua e seus ecos na tradição oral...