domingo, março 31, 2013

ESPERO-VOS NO CAMINHO DA RESSURREIÇÃO

(gustave doré)

a minha agonia forçada sobre um patíbulo obsceno fará desta máquina de morte um simbolo de amor. os meus braços abertos pelos cravos permanecerão até ao fim como abraços. não agora: anuncio-vos uma outra Pèsah/Páscoa; espero-vos no caminho da ressusrreição, depois da minha as vossas. aqui nos encontraremos, ireis ver.

*Erri De Luca

sábado, março 30, 2013

CELEBRAÇÕES PASCAIS EM IDANHA-A-NOVA


devido à ameaça destas chuvas primaveris, a procissão do enterro do Senhor de ontem circunscreveu-se a um itinerário mais abreviado. 

A CRUCIFIXÃO

(gustave doré)

Mateus 27:46

Eli, Eli, lama sabactâni

sexta-feira, março 29, 2013

A TRAIÇÃO

(gustave doré)

- judas, com um beijo trais o Filho do homem?

(S. Lucas, 22:48)

talvez tenha sido o beijo mais amargo. ainda sim, quase todos os dias este gesto é multiplicado por tantas e tantas faces humanas. ora por cobiças e egoísmos desmedidos, ora por cegas ambições... 

quinta-feira, março 28, 2013

CELEBRAÇÕES QUARESMAIS (FILMAGENS)

 terço cantado pelos homens, S. M. de Acha.
grupo de encomendações das almas, Monsanto.

no seguimento das filmagens, desta vez estivemos em S. M. de Acha para filmar o terço cantado pelos homens e em Monsanto junto do grupo das encomendações das almas.

sobre o terço cantado em S. M. de Acha, destaco a singular entoação deste canto pelos homens que se dividem em dois grupos e percorrem um percurso pelas ruas da aldeia. com esta configuração de elementos  torna-se único no concelho. 

em monsanto destaco também a solenidade deste cantico triste que se impôe a partir do alto deste singular lugar, os locais, o silêncio que transforma estas deambulações, imprimindo-lhe essa carga fortissima de mistério...


terça-feira, março 26, 2013

DOS DIFICEIS ENTENDIMENTOS...

(supply)

dois atalhos conduzem ao seio de Deus, 
o do espirito e o do coração

*n. kazantzakis

segunda-feira, março 25, 2013

MUSICA PARA OUVIDOS SURDOS

(sofie muller)

uma crise assim deu lugar à chegada de hitler ao poder. portanto, deveriam soar todos os alarmes, mas não soam.

Imre Kertész, entrevista ao jornal El Pais, 12Jan2013

sexta-feira, março 22, 2013

TEMPO DE EQUINÓCIO

a luz clara das manhãs. os circulos das andorinhas em céus azuis. os aromas silvestres. 

terça-feira, março 19, 2013

CELEBRAÇÕES QUARESMAIS

 ladainhas, proença-a-velha.
encomendações das almas, s. m. de acha
retomaram-se os registos filmícos em torno das celebrações quaresmais do concelho de idanha-a-nova. desta vez estivemos em Proença-a-Velha, para filmar as ladaínhas e em S. M. de Acha o grupo de encomendações das almas. Em relação às ladainhas, destaco toda a ritualidade colocada neste percurso pela Irmandade da Misericórdia (organização, ritmos, objectos e vestes); as extraordinárias vozes e o empenho na preparação dos singulares passos. 

Em S. M. de Acha, destaco a extrema beleza do canto e das vozes cantadas com solenidade a partir do alto da torre sineira, a rudeza do próprio lugar (torre sineira da igreja matriz) e o toque final das três badaladas do sino, um acto simbólico de relevância para com o mundo dos mortos (toque a dobrar em sinal de morte de alguém).

bibliografia local de interesse:

 Geraldes, João A., (2004) - Mitos e ritos da Paixão. A Quaresma, a Semana Santa e a Misericórdia de Proença-a-Velha. Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.

 Milheiro, António (2002) - S. Miguel de Acha. Memórias da Cultura Tradicional. Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.


domingo, março 17, 2013

CIRCULOS DAS HORAS DO CORAÇÃO



será sempre a singular luz que incide desta forma única e enigmática nestes territórios raianos (zebreira, herdade do soudo) que me fará repetir até à exaustão os itinerários à velha e prodigiosa maneira dos sem eira nem beira, sem descanso mas também sem preocupações. pois este para mim tem sido o alimento/maná de tantas e tantas vagabundagens. 

DAS CELEBRAÇÕES PASCAIS...



decorre durante este fim de semana esta celebração ecuménica em medelim. obvio que gerou uma certa incompreensão, tanto pela novidade como pelos exotismos criados à volta destes elementos patrimoniais. porém, penso que por esta via festiva se equacionam pertinentes espaços abertos ao debate, partilha e discussão, assim como à divulgação destas temáticas que por outras vias estavam esquecidas ou silênciadas. 

sábado, março 16, 2013

O EREMITA DOS OFICIOS POÉTICOS


mais abaixo as águas correntes neste fim de inverno ainda se fazem ouvir. perto uma estrada luminosa transpira os odores das pequenas viagens. o vento é frio e convida de forma timida a arcaicas danças em torno do fogo e a vertermos melancolicas lágrimas de saudades santas...

sexta-feira, março 15, 2013

A MEIA ENCOSTA...


tanta nudez, quase sangue

y. seteris

ENCONTROS QUARESMAIS


partilho...

sábado, março 09, 2013

AOS GIGANTES DO PENSAMENTO


sim... "saberemos dar a nossa vida inteira todos os dias" (rimbaud)

SÉ CATEDRAL DE IDANHA-A-VELHA


é sempre com espanto redobrado e tamanho fascinio que revisito esta maravilha histórica, quanto a mim, da humanidade pela sua simbólica no espaço e no tempo em contextos históricos e sociais tão bem documentados. 

sexta-feira, março 08, 2013

ALFABETOS SOMBRIOS...


sempre serão as pautas das obscuras peregrinagens as mais sábias em saberes.

quinta-feira, março 07, 2013

FILOSOFIA DE VIDA...

(museumeet)

É necessário estar sempre embriagado. Tudo está aí: é a única questão. Para não se sentir o horrível fardo do Tempo que quebranta os vossos ombros e vos curva em direcção à terra, deveis vos embriagar sem trégua. Mas de quê? De vinho, de poesia ou de virtude, como quiserdes. Mas embriagai-vos. 

*Charles Baudelaire

quarta-feira, março 06, 2013

NOS OLHOS, TODOS OS DESPERTARES...


chove com intensidade e por cima desta cidade de água a possibilidade de sussurrar com as coisas banais. 

segunda-feira, março 04, 2013

PROCURO A MUSICA DE UM SONHO


procuramos nos lugares de sempre e descobrimos renovados encantamentos desconhecidos...

PROCURO A MUSICA DE UM SONHO

procuramos na essência dos lugares recônditos das pedras onde uma água translucida sussurra prenhe de segredos e de mistérios...

sábado, março 02, 2013

AGENDA MISTÉRIOS DA PÁSCOA


 a agenda das celebrações pascais 2013, organizada pelo Dr. António Catana e com o apoio do municipio, já se encontra disponivel. não me canso de repetir que este documento aberto à partilha e a dar ver o concelho de idanha-a-nova desta forma notável com as suas fecundas e singulares tradições pascais,  torna-se importantissimo para a divulgação e valorização futura destes rituais.

sexta-feira, março 01, 2013