terça-feira, abril 29, 2014

segunda-feira, abril 28, 2014

AS ERVAS AZEDAS: HERBÁRIO-RITUAL DA CEIA DOS DOZE DE SEGURA



este folheto integrou um leque alargado de materiais que serviram de apoio ao I Curso Livre sobre Religiosidade Popular. este em particular, esteve na base da intervenção explicativa do antropólogo Vasco Teixeira sobre as "ervas azedas" e seus enquadramentos nas ritualidades pascais.

quarta-feira, abril 23, 2014

terça-feira, abril 22, 2014

MOMENTOS DOLOROSOS DA SEMANA SANTA



esquife, Monsanto. 2014

 interior do esquife onde Jesus Cristo é colocado depois da crucifixação. no seu interior são colocados ramos de alecrim.

quinta-feira, abril 17, 2014

VII ENCONTRO DE CANTARES QUARESMAIS

*a celebração aconteceu este sábado à noite no fórum cultural de Idanha-a-Nova.

quarta-feira, abril 16, 2014

SIMBOLOS MÁGICO-RELIGIOSOS

 
cruciforme, Idanha-a-nova, 2013.

na ombreira à entrada de um velho moinho em Idanha-a-Nova estão os vestígios de gravações destes cruciformes. podemos pensar na eventualidade de que por tratar-se de um moinho estas tenham sido feitas por acção e intenção ritualística da  própria sacralização do espaço.
 
 
 

terça-feira, abril 15, 2014

ROSMANINHAL: GARIMPO DE OURO


aconteceu este sábado de manhã, enquadrado na "Semana da Terra", em colaboração com a junta de freguesia de Rosmaninhal, uma manhã temática ligada ao ouro. depois da apresentação do documento fílmico realizado no âmbito do trabalho de campo efectuado neste mesmo território, houve espaço para um pequeno laboratório de experimentação relacionado com o garimpo. no final desta experiência apenas se encontrou uma "falhinha" milimétrica. destaca-se sempre nestas iniciativas o diálogo que se mantem com as comunidades locais onde se desenvolvem as pesquisas, é importantíssimo mostrar com transparência os resultados e os propósitos, ouvir as criticas e as eventuais mais-valias.

sábado, abril 12, 2014

ARQUITECTURAS POPULARES

"tenda pastoril" (abrigo de falsa cúpula, granito). Idanha-a-Nova. 


ver nas arquitecturas populares esse elemento multidimensional que nos remete para a riqueza das diversidades....

FULGORES

*

sexta-feira, abril 11, 2014

A NOITE PRIMAVERIL


desta imaterialidade e de outras que nos estão sempre a escapar. somos seres de memória e de esquecimento, de passado, de presente e de futuro. estamos sempre em reconstrução permanente e em doentias procuras no sentido de reter o impossível, o fugaz dessa imaterialidade.

quinta-feira, abril 10, 2014

UM CADERNO PERDIDO...


perdi, extraviou-se este meu caderno conjuntamente 
com um corpo repleto de muitas notas soltas. 

quarta-feira, abril 09, 2014

DA NOSSA HORTA ENCANTADA


os alhos bio continuam a crescer bem, estas temperaturas primaveris conjuntamente com alguma humidade estão a favorecer a horta...

ERRÂNCIAS

(n cobalt)
 
onde os cânticos serão verdadeiros
e as Primaveras por mais tempo belas
 
*hölderlin, elegias
 

terça-feira, abril 08, 2014

domingo, abril 06, 2014

*

 
o Homem é quem é e quem não é
 
a. ramos rosa, deambulações oblíquas, p. 16

quinta-feira, abril 03, 2014

SEMANA DA TERRA: PATRIMÓNIO GEOLÓGICO E ETNOMINERALOGIA


divulgo este conjunto de iniciativas em torno dos patrimónios geológicos e etnominerais, promovida pelos parceiros do Roteiro de Minas (município de Idanha-a-Nova, Geopark Naturtejo, Junta de Freguesia do Rosmaninhal). destaco, como é óbvio, pela proximidade afectiva e pelos laços de sangue que me ligam a esta encantadora freguesia, a iniciativa do "garimpo" a realizar no dia 12 de Abril em Rosmaninhal. até porque será uma grande surpresa para muitos encontrar deveras ouro, quase a olho nu. por outro lado, neste mesmo enquadramento de diálogos com a comunidade local e seus usos da paisagem, haverá ainda espaço para apresentação de um documento filmico relativo às pesquisas efectuadas neste mesmo território, onde os destaques do ouro e os seus achados complementavam as (in)certezas das magras economias domésticas. 

terça-feira, abril 01, 2014

DA NOSSA HORTA ENCANTADA


a venerável figueira ressurge da letargia do longo inverno...