segunda-feira, junho 30, 2014

RUAS DE IDANHA-A-NOVA

rua do quelhão. 2014

sexta-feira, junho 27, 2014

ENCONTRO DO ROTEIRO DE MINAS EM RIO MAIOR







aconteceu ontem em Rio Maior este fértil encontro entre os parceiros do "Roteiro de Minas", cujo tema foram as problemáticas relativas ao "património imaterial". depois do almoço a visita às salinas e suas estruturas (arquitecturas tradicionais em madeira) preencheram esses olhares de deslumbre e de espanto.

terça-feira, junho 24, 2014

DA NOSSA HORTA ENCANTADA

os primeiros tomates do ano...

segunda-feira, junho 23, 2014

A CABANA (VIZINHA) DE HEIDEGGER.....

(?)
 
para realmente pensar é necessário algum ascetismo, não um afastamento forçado ou mitificado, mas sim algum sentido de solidão,  alguma coragem silenciosa. acredito piamente nisto. e como li recentemente um brilhante ensaio onde a "cabana de Heidegger" se posicionava nessa continuidade ideológica romântica das arquitecturas para (re)pensar o mundo, fiquei ainda mais convencido desta necessidade espiritual...

domingo, junho 22, 2014

A FESTA FORA DA FESTA

(edward eggleston, 1933)
a antecipação das celebrações alusivas à festa S. João (24 de junho), em alguns locais, para este fim de semana, revelam alguns desses pontos referências ligados ou nesse mesmo prolongamento destes processos/efeitos da globalização que Giddens (1990) decifrou tão lucidamente: intensificação e a aceleração da compressão do espaço e do tempo na vida económica, social e cultural. contribuindo para a diluição/esbanjamento dessas dimensões simbólicas temporais e espaciais que organizam e orientam as sociedades dentro do enquadramento  de um calendário ritual e histórico. O mesmo se aplica à manipulação/deslocação/anulação dos feriados por parte dos poderes político-económicos.

*

(?)

quando celebram o seu Deus enchem-se de cobiças e ostentações terrenas e pessoais. passam de mãos em mãos o poder sucedâneo dos ódios terrenos e esquecem-se com forças animalescas e quotidianas de perdoar. cuidai-vos de os contrariar nos seus egos de repteis, pois a quem se opunha no passado, tinham por costume manda-los incendiar em impressionantes fogueiras publicas. caros irmãos, lembrai-vos sempre "dos cordeiros com pele de lobo...."

quinta-feira, junho 19, 2014

COISAS SIMPLES DA VIDA....

passear vagarosamente....

POR MIL VENENOS


(andrea schwan)

terça-feira, junho 17, 2014

*

(heads of state)

escrevo o que bate em mim
 
h. helder

domingo, junho 15, 2014

DOS CADERNOS....

(Allen Crawford)

o mesmo enigma, uma borboleta livre e sombria desliza na brisa fresca desta tarde luminosa de junho, o mesmo pensamento da oficina mergulhada na penumbra sábia da noite de verão. com a sua ténue luz cercada de loucura e letras. aqui, neste espaço de linhagens cósmicas e de licores estranhos, o poeta antecipa todo e qualquer futuro através das nervuras vegetais, raízes torpes que sulcam forças sábias das adivinhações. ancestrais nesses avanços como serpentes prenhes em musicas hipnóticas e primitivas. e num ápice tudo tão longínquo visto deste habitáculo pensado na força do caminho da ida....
 
*eddy chambino, do ardente.

sábado, junho 14, 2014

DESIGN PRE-HISTORICO

(ami drach/dov ganchrow)
 
*absolutamente genial....

sábado, junho 07, 2014

COISAS VAGAS


sei acender a noite com sonhos....

terça-feira, junho 03, 2014

A PROPOSITO DAS ARQUITECTURAS, "FRONTEIRAS"




ARQUITECTURAS POPULARES DO CONCELHO DE IDANHA-A-NOVA

Rosmaninhal. 2014


a casa popular, esse elemento extraordinário de cultura,  em sintonia com as soluções mais pragmáticas e estéticas e os condicionalismos naturais e geográficos. a casa popular é assim por excelência a expressividade histórica de um colectivo. deveríamos estar mais atentos para as requalificações destas materialidades e imaterialidades adjacentes.  

*

 
Jesus Christ Study, by C. Michael Dudash