sábado, janeiro 31, 2009

esta é a formula original da essência do cristianismo:

"Pedro o negador de Jesus, Paulo perseguidor de Jesus"


cair para voltar a erguer-se

quarta-feira, janeiro 28, 2009

a vida nos telhados

amo a vida nos telhado. passo horas intermináveis a admirar estes espaços de ninguém. apenas os gatos e os passaros disputam estes espaços liminais. num telhado estamos sós, porém, também ouvimos os outros em baixo, mas aqui no telhado tudo é diferente. podemos admirar outra vila apartir dos telhados, uns mais escuros outros mais claros, uns com chaminés altivas outros com chaminés mais simples. como seria diferente viver num telhado, acordar com o esplendor de uma luz primária e adormecer com o teatro das misteriosas formas do universo. houve tempos em que os telhados eram procurados por artistas e visionários. digo bem, houve tempos... houve tempos em que o mundo se via de forma diferente. amo a vida nos telhados.

algures, desde um telhado...

domingo, janeiro 25, 2009

"HUMANIDADES... ISSO NÃO SERVE PARA NADA!!"

num destes dias fantasmais de delirios nevoeirentos, tão caracteristicos da vila d'idanha, dei comigo a beber uma cervejola e a trocar uma amena e interessante conversa com um amigo que é professor numa escola do distrito. deixando de lado tantas  gargalhadas que demos e que se misturaram com atrevidos palavrões e com memórias de um tempo em que a escola era tudo menos uma escola, mas era sobretudo a nossa escola...independentemente da falta de pedagogia, etc, etc.. foi a nossa escola, a escola do nosso imaginário. ufa...vamos então ao que verdadeiramente interessa aqui discutir... ou melhor refletir. 

Humanidades... isso não serve para nada!! (foi a partir desta frase que confrontamos um pertinente diálogo) afinal, quais são as saídas profissionais para a área das Humanidades nas escolas? que aplicação têm ao longo de uma vida? 

trata-se sem dúvida de um conjunto de questões que requerem alguma reflexão mais cuidada e nesse sentido começei por trazer à luz um conjunto de discursos politicos e sociais sobre o papel das tecnologias e dos engenheiros na sociedade de "todos os  sucessos", essa sociedade minada de progresso e de desenvolvimento, onde a globalização liberal  tudo traduz em dinheiro. daí as milhares e milhares de pessoas diabólicamente enfeitiçadas pelo consumo, pelas lógicas dos "up-dates", inovar é progredir..no lado oposto destes slogans viciantes estão as Humanidades e as suas linguagens de entendimento do mundo: filosofia, história, antropologia, literatura, etc... pois ciência nada mais é que uma das muitas linguagens de entendimento do mundo. daí que seja urgente tornar a introduzir nas escolas estas multiplas e fascinantes leituras do mundo, para que surjam poetas, pintores, escritores, musicos, etc, etc...pois um mundo que se reduz a dinheiro é um mundo amorfo, sem encanto. também valeria a pena, à luz do que se fez numa outra época (escolas industriais), tornar a introduzir nos quadros das escolas publicas, lado a lado com outros professores,  os saber-fazer dos grandes mestres das muitas profissões hoje quase extintas. aliás, é isso que consta nas grandes linhas programáticas da UNESCO para com a preservação do património imaterial.




sábado, janeiro 24, 2009

"fomos sempre lunáticos. lunáticos do passado e lunáticos do futuro. 
não há nenhum país que esteja à espera 400 anos que um rei reapareça"

Mário Cesariny


quarta-feira, janeiro 21, 2009


(foto: eddy. idanha-a-nova/boom festival 2008)
imaginários alienigenas...territórios obscuros...vivências e itinerários misticos...fluxos e redes na fronteira do "normal"...
tudo isto a ser "cozinhado" num pequeno exercicio criativo...(brevemente)

terça-feira, janeiro 20, 2009


"depois da sede de um sol faminto"

domingo, janeiro 18, 2009

mais conflitos invisiveis...

Congo
Somália (um dos maiores campos de refugiados da história da humanidade)
Zimbabwe
Birmania

sábado, janeiro 17, 2009

escuto o vosso murmúrio, oh estrelas do céu,
oh sóis, oh erva dos túmulos, oh perpétuas transferências e promoções,
se não dizeis nada que poderei eu dizer?

in Walt Whitman, Canto de mim mesmo, p. 141.

domingo, janeiro 04, 2009

THIS IS THE WAR...OF THE INNOCENTS

(Fonte: The Frame/ AFP / Getty Images / Mahmud Hams)

(The Frame/AP / Majed Hamdan)


the horror continued...