Abertura do seminário: Vereador da Cultura de Penamacor; Vereador da Cultura de Idanha-a-Nova; Vereador da Cultura do Fundão.
Aqui vos deixo em jeito de sintese o ocorrido no seminário:
Abertura
Os Vereadores da Cultura de Idanha-a-Nova, Penamacor e Fundão abriram a sessão dos trabalhos fazendo referência e destacando os debates em torno da importância destas temáticas: patrimónios, memória colectiva, paisagem cultural, turismo, desenvolvimento rural, aproximação de territórios, intercâmbios culturais, etc.
Moderadora: Drª Aida Rechena (directora do Museu Francisco Tavares Proença Junior)
Destaco a profissional dedicação com que moderou todo o seminário.
Dr. Alberto Martinho
"A transumância da Serra da Estrela para os campos da Idanha"
A comunicação estruturou-se em torno de quatro grandes pontos:
-Origens
-Trajectos
-Invernada
-Regresso
Drª Elisa Pinheiro (Museu dos Lanifícios da Covilhã)
"Cultura pastoril e museologia na Beira Interior"
Aqui foram equacionadas algumas problemáticas relacionadas com as valências e as intervenções do museu dos lanifícios em torno de um território que se estende muito para além da fronteira raiana.
Mestre Pedro Salvado (Câmara Municipal do Fundão)
"Paisagens pastoris no Concelho do Fundão: a recriação da memória"
O mestre Pedro Salvado proporcionou-nos uma das mais fascinantes viagens através das multiplas construções sociais de um território pastoril; destacando uma arqueologia da memória pastoril.
Museu da Transumância de Guadalaviar (Espanha)
Devido a impedimento institucional, os representantes deste museu não puderam estar presentes. Coube ao Centro Cultural Raiano (Eddy) a apresentação deste museu. Com base numa viagem efectuada a este museu, foram apresentadas algumas imagens acerca deste espaço museológico.
Eddy Chambino (Centro Cultural Raiano)
"Cangalhadas de pastor: do objecto sem sentido ao sentido do objecto"
O ponto de partida e/ou chegada desta comunicação foi um conjunto de objectos relacionados com a actividade da pastorícia que foram recolhidos sem qualquer enquadramento metodológico. Servindo deste modo para a problematização do sentido dos objectos nas sociedades humanas. Evidenciando-se os processos simbólicos dos objectos e seus elos de ligação com a experiência quotidiana dos grupos sociais.
ALMOÇO
Dr. Paulo Longo (Centro Cultural Raiano)
"A rede museológica d'Idanha"
Nesta comunicação fez-se um enquadramento interessante em torno da rede museológica em constituição no concelho de Idanha-a-Nova. Destacando-se o projecto do museu da pastorícia na aldeia do Rosmaninhal.
Dr. Flores del Manzano (Placência)
"La Trashumancia, modeladora de la historia y la cultura popular en el territorio extremeño"
O Prof. Flores Manzano destacou a importancia da formação do passado histórico e a identidade cultural de Espanha, a Comunidade da Extremadura em particular, na actividade ganadeira e o sistema transumante. Fez uma breve descrição da actividade transumante; a dureza do oficío pastoril, entre outros aspectos significativos da vida nas "Cañadas Reales";
Referiu ainda uma transumancia viva, pujante, em certas partes do território espanhol.
Drª Sónia Guerra (Mestranda do ISCTE)
"Arquivo digital de história oral: ferramentas essênciais para a sua constituição"
Nesta comunicação foi evidenciado a importância dos arquivos digitais de história oral nas sociedades actuais; como se fazem e como se organizam. Mostrou-se assim todo um mundo novo por descobrir e explorar que, em muitos casos, os projectos museológicos negligenciam.
Dr. David Morais
"A transumância dos gados serranos no alentejo"
Fez-se uma grande viagem através da transumância dos gados serranos no Alentejo. Tal como o Professor anunciou "apertem os cintos por que vamos viajar"; de facto, foi uma viagem alucinante pelos inúmeros documentos históricos, pelo longo trabalho de campo que o Professor foi efectuando ao longo de cerca de 10 anos, junto de pastores locais, caminhos, ruinas, etc.
Escola Superior Agrária de Castelo Branco
Destacou-se aqui, através de dois Engenheiros da instituição, todo um trabalho relacionado com a implementação e manutenção de raças de ovinos e caprinos autóctones.
A finalizar, efectuou-se uma mesa redonda com o fotógrafo profissional Valter Vinagre e o investigador local Mário Chambino, onde se destacaram os diversos olhares sobre a contemporaneidade das paisagens pastoris.
O fecho dos trabalhos ficou encarregue do presidente da Junta do Rosmaninhal, António Manuel Almeida.
BEM HAJAM A TODOS! (a sua palavra mágica)