sexta-feira, maio 04, 2007

O objecto-documento



Caneca de lata, pertencente ao Bodo de N. Senhora da Consolação de Salvaterra do Extremo.

Eis um objecto-documento, únicamente utilizado no momento festivo do Bodo (segunda-feira depois do Domingo de Páscoa). Segundo um informante local, o objecto foi mandado fazer a um latoeiro local.

À cerca da origem do Bodo:

"Por volta de 1870, os ubérrimos campos de Salvaterra foram invadidos por grande praga de gafanhotos (...) a praga indina não só roia o grão dos trigais como devorava as próprias folhas e rebentos das plantas. Maldição, diziam uns, castigo do céu lhe chamavam outros. Vá de prometer festa rija à Senhora da Consolação sempre tão solicita e bondosa, e procissão de penitência e bodo anual para ser servido a toda a pobreza e a quem mais o quisesse. Tudo sairia das ofertas de trigo, azeite, vinho e demais géneros que a terra livre da praga voltaria a dar com fartura".

BARGÃO (1945) "Monografia de Salvaterra do Extremo".

2 comentários:

Joaquim Baptista disse...

Caro Amigo Eddy,

é assim que se dá vida aos objectos, isto é, os objectos não valem só por si, mas acima de tudo pela sua envolvência. Continua, estás a trilhar um caminho cheio de espinhos, mas também da constante alegria da descoberta e da compreenção das realidades
Abraço do
Joaquim

Al Cardoso disse...

Interessante esse objecto.
Pelas minhas bandas tambem creio que por volta do mesmo tempo,por ca passaram essas pragas de gafanhotos, so que aqui decidiram fazer voto a Nossa Senhora dos Verdes!

Um abraco d'Algodres.