terça-feira, setembro 29, 2009

TI ZÉ AMARAL. O ÚLTIMO MENAGEIRO DAS TOSQUIAS

Monsanto, 2007. Ti Zé Amaral, antigo menageiro das tosquias.


soube através de um pastor de monsanto que o Ti Zé Amaral já tinha falecido. Ainda tive a oportunidade de ouvir este grande mestre das sábias tosquias. numa das ocasiões cheguei à aldeia de monsanto e dirigi-me pelas ruelas filtradas pelos fracos raios daquele sol de uma qualquer manhã de abril. cheguei junto da sua casa e logo suspeitei da sua ausência. bati na rude porta e naquele momento uma vizinha alertou-me: "olhe que o Ti Zé foi lá para baixo para a horta. foi logo muito cedo. aguarde um bocadinho que ele há-de estar a vir". ali fiquei a admirar a rusticidade da casa, o granito encaixado como um fascinante puzzle. entre aquele instante surge um vulto carregado com um "molho" de erva às costas e por cima desta uma pequena enxada. aquele vulto subia a íngreme rua numa passada lenta mas firme e decidida. era o Ti Zé e tinha já nesta altura 92 anos. disse-me de imediato: olhe que agora não tenho tempo para conversas. sabe de onde eu venho? venho da minha horta que fica lá em baixo! e agora tenho que tratar do vivo! fiquei ali apenas a admirar aquela força da natureza. nesse dia ficava satisfeito apenas com o presenciar silêncioso dos seus gestos envoltos nesse imenso trabalho que no fundo é a essência e derivação da própria vida. mas já no fim destes seus afazeres diários disse-me: "agora vou-lhe a amostrar a minha ferramenta. eu é que era o mestre da camarada aqui de monsanto"..(fiquei ali a ouvir as suas admiráveis histórias durante duas horas).

..em memória de um grande mestre:

"comecei aos 11 anos a aprender a tosquiar, o meu pai era o menageiro, foi ele que me ensinou essa vida. Depois continuei com essa vida, a de menageiro" (Ti Zé Amaral, 92 anos, antigo menageiro das tosquias, Monsanto)

Sem comentários: