quarta-feira, novembro 22, 2006

Arquitectura tradicional de Proença-a-Velha




Encontra-se na aldeia de Proença-a-Velha este conjunto de casas tradicionais, cujas paredes do andar são elaboradas com base na taipa de ripado e barro. Este tipo de casas com esta tecnica de construção associada é caracteristico das áreas serranas (Paul, Covilhã, etc).

6 comentários:

Joaquim Baptista disse...

Seria a escassez de pedra motivo para a elaboração deste tipo de construção? Ou seriam motivos económicos? Gostei da sua contribuição na onda "manienta"

Abraço

Chanesco disse...

Caro Eddy

Esta técnica, que aliava economia e rapidez de execução, era utilizada em Toulões principalmente na compartimentação interior das casas.
Não havia casa "lhana" que não tivesse "a taipa ou amparo", logo à entrada da porta, para resguadar da aragem da rua quando se estava ao lume.

Abraço

Al Cardoso disse...

Tambem pelos meus lados havia alguns exemplares identicos, mas nao eram predominantes, pois ha ca muito e bom granito.

Um abraco.

eddy disse...

Por todo concelho encontramos construções em tabique exterior ou taipa beiroa, sobretudo o andar superior da casa. Esta técnica de construção foi muito utilizada nos interiores das casas (compartimentação interior). Aliado ao factor económico está também o bom isolamento que a terra misturada com palha exercia, tanto para o frio como para o calor.

Bem hajam pelas "achegas"...

Anónimo disse...

�PTIMOS EXEMPLOS DE ARQUITECTURA TRADICIONAL RURAL...BOM TRABALHO DE REGISTO...PARAB�NS!

eddy disse...

Bem haja Ligia...