terça-feira, novembro 07, 2006

A azeitona



Para além do precioso nectar, o azeite, também a azeitona integra a rica dieta mediterrânica. É rara a mesa de uma casa rural que não tenha presente uma "malguinha" de azeitonas. Nas merendas dos trabalhadores do campo, as azeitonas combinam com o queijo, o chouriço e a codea de pão. Retalham-se nas horas vagas e nos longos serões do Inverno.

"Estória deste balde de azeitonas retalhadas":
"Estas azeitonas são para dar ao proprietário, a gente têm o terreno arrendado e damos-lhe um ou dois baldes de azeitona retalhada" (Ti Mari Zé, Rosmaninhal).

Por todo o concelho, este tipo de dádivas integram os antigos usos relativos aos contratos de arrendamento.

3 comentários:

Chanesco disse...

Caro Eddy

A "retalha" era um momento que reunia a familia e amigos em redor do "algudér" pegando nas azeitonas uma a uma e dando-lhe golpes com uma navalha.
Hoje já existem aparatos para abreviar esta operação. Colocam-se as azeitonas à mão-cheia saindo retalhadas e depois de uns dias a "curtir" são tão saborosa como dantes.

eddy disse...

Caro chanesco, ainda permanece a "retalha" em muitas casas do interior rural, isto é, onde a produção e o consumo assumem moldes meramente domésticos. Todavia, ainda à relativamente pouco tempo, numa entrevista que efectuei a um dos últimos Funileiros do Distrito, o José Lucas de Castelo Branco, fiquei a conhecer um destes novos aparatos de que me fala, pois este senhor fá-los e até me parecem bastante funcionais. Trata-se de um tabuleiro de chapa, com um ou dois orifícios que têm uma especie de lâminas soldadas no seu interior, por onde as azeitonas passam manualmente. Não se trata, propriamente, de uma máquina moderna, mas sim, de uma invenção até bastante criativa. Como ele referiu: "isto agora sai bem, hoje já vendi dois!" Ainda assim, não destitui por completo a função social do antigo serão da "retalha".

Um abraço raiano e já agora, amigo chanesco, se for o caso, bons serões de "retalha", à navalha ou com estes engenhos do José Lucas.

Anónimo disse...

O prazer de redescobrir o seu blogue, pois quando visitou o meu, não deixou URL. Por mero acaso vim cá ter, e digo, que felizmente. Saí completamente saciado em todos os aspectos, pelo qualidade, elegância e até com um punhado de azeitonas. Bem-haja.