quinta-feira, novembro 30, 2006

arquitectura tradicional: casa tradicional da aldeia do Rosmaninhal





A "camareta"

A casa tradicional da aldeia do Rosmaninhal varia entre terrea, ou seja, baixa, e a casa dita alta (de um ou dois andares). O exemplar fotografado é uma casa de andar.
1. No piso inferior funciona o "sotão" e os quartos e no andar a cozinha e mais um quarto. O "sotão" é o lugar especial da casa, aqui se recebem as visitas. Este lugar está repleto de simbologia, aqui se dispõem os santos protectores da casa, geralmente a/o padroeiro da aldeia juntamente com as molduras da familia, assim como as cantareiras cheias de loiça de barro e zinco colorida. Os quartos estão bem tapados com cortinas com padrões alegres. A grande maioria das casas têm armarios encaixados na parede e cantareiras.
2. Subindo a escadaria de madeira entramos no dominio da cozinha, lugar por excelência de todas as sociabilidades. O lugar do lume e o fumeiro por cima pautam os tempos dentro da casa. É na cozinha que a familia se congrega em torno do fogo e se estruturam os lugares consoante as idades. Por cima da escadaria, ainda havia lugar para mais uma cama, chamam-lhe o lugar da "camareta". Diz a Ti Barata do altos dos seus 80 anos: "a gente antigamente era uma meséria, dormiamos aos 7 e 8 dentro duma casa, os rapazes iam a dormir para os palheros e as raparigas dormiam em casa. Tinhamos sempre nas casas uma camareta por cima das escadias, era para dormir um filho mais pequeno".

A riqueza do universo das casas rurais têm sido sistemáticamente desvalorizada pela grande maioria dos estudos académicos e dos diversos projectos de cariz patrimonial. Conhecemos pouco ou muito pouco destes universos, fazem falta estudos pormenorizados dos interiores das casas rurais, para que possamos compreender em profundidade o espaço da intimidade familiar.

5 comentários:

Al Cardoso disse...

Eu ainda conheci casas como a que descreve ou parecidas, presentemente as novas geracoes custar-lhes-a muito a acreditar que construcoes acanhadas ainda existentes com funcoes de arrecadacao ou anexos, poderam em algum tempo albergar familias, como diz a Dona Barbara "antigamente era uma meseria".
Uma das maneiras de aproveitar melhor o espaco das paredes grossas e solidas eram os tais armarios e cantareiras referidos.
Um abraco serrano.

eddy disse...

Concordo plenamente consigo al...

um abraço raiano e bom fim semana alargado...

Anónimo disse...

Fiquei absolutamente embevecido com estas fotografias e com o esclarecedor texto, eu que aprecio a beleza rústicas das nossas casas tradicionais. Saio daqui mais satisfeito, pois para além de apreciar a intensa beleza, vou com a noção que valeu a pena visitá-lo, pois fiquei a conhecer um pouco melhor o nosso património. Parabéns e óptimo fim-de-semana.

eddy disse...

Bem hajas Jofre...

um abraço raiano

Chanesco disse...

Caro Eddy

É verdade que a vida moderna já não se coaduna com o desconforto dessas casas, mas uma coisa é certa: As comodidades de que usufruimos hoje mataram o convívio e a sociabilidade de antigamente.
Os nossos filhos, hoje, já não seroam à lareira a ouvir histórias das mil e uma noites. Pegam no DVD e vão sozinhos para o quarto ver o filme.
Apesar de tudo é o progresso.

Um abraço "estoulonêro"