terça-feira, dezembro 19, 2006

Arquitectura tradicional: casa tradicional da Beira Alta


Aldeia de Quintã de Pero Martins, Figueira de Castelo Rodrigo

Este é um dos exemplares mais ilustrativos de uma arquitectura intimamente ligada aos animais domésticos. Para além da casa de habitação, estes anexos exteriores serviram outrora de galinheiros, furdas, etc. Veja-se como estas construções em blocos de granito nos ilustram a austeridade e rudeza de um povo. Hoje, estes anexos destinados aos animais de capoeira estão totalmente desactivados. Fica o testemunho de uma economia doméstica.

7 comentários:

Joaquim Baptista disse...

Na nossa zona era comum ver há 40 anos as furdas pegadas com as casas no meio da rua e os "poleiros" das galinhas dentro de casa. As galinhas entravam por uma pequena porta.

eddy disse...

Caro Joaquim

Ainda existem alguns exemplares com os galinheiros debaixo dos balcões, com as furdas anexas é que já se torna dificil encontrar.

um abraço

Anónimo disse...

Caro Eddy Nelson: Boas Festas, Santo Natal e Próspero Ano Novo, são os meus sinceros votos.

Anónimo disse...

Passei...e,
deixo votos sinceros de
BOAS-FESTAS
e
Ano 2007 repleto
de
Amor,Harmonia,Paz,Esperança,Alegria

Ficarei muito feliz
com sua visita

ABRAÇO

eddy disse...

Bem hajam a todos e um Santo Natal...

um abraço raiano

Al Cardoso disse...

Linda casa, ainda me pareceu ver sair dali as galinhas, que vinham comem o milho que a dona da casa lhes deitava na calcada!

Na minha aldeia havia algumas casas como essa, infelizmente ja seram muito poucas as que restam, se e que ainda resta alguma.

Anónimo disse...

Testemunho arquitectónico interessante e raro nos dias de hoje também. Na aldeia da minha avó as casas têm normalmente dois pisos, em que o rés-do-chão é a "loja": um espaço repartido para animais e/ou armazenamento de azeite, vinho, cereais, azeitonas, fruta, lenha, entre outras coisas.
Anexo assim, nunca tinha visto até agora.