sábado, outubro 13, 2007

ALDEIA DE POMAR


Uma das poucas casas que ainda persiste.


Uma das ruas do lugar.


Ti Patrocinia.

Nos limites de Monsanto, já situado nas faldas da serra, fica localizado um dos povoamentos agro-pastoris mais remotos desta área do concelho. O lugar denomina-se Pomar, alguns chamam-lhe mesmo aldeia de Pomar. Segundo os documentos históricos, em 1944 este lugar tinha 74 habitantes, possuindo igreja e cemitério próprio. Hoje é um lugar vazio, demasiado vazio. Restam apenas três habitantes, a Ti Patrocinia é a habitante mais antiga, têm 89 anos, nasceu neste local onde ainda persiste em não o abandonar. À minha chegada, fui encontrá-la de foice na mão, a cortar erva. Depois de me dizer que os outros dois habitantes "andavam a trabalhar", convidei-a a sentar-se um bocadinho ao sol e pedi-lhe que me falasse deste remoto lugar, ao que me respondeu com um enorme sorriso:

"Isto aqui, intigamente havia cá 24 casais, ou mai, hoje só cá estou eu e o Zé António mai a mulher. O mê pai era do Salvador, chamava-se Francisco Marmelero e a minha mãe era daqui, chamava-se Maria Antónia. Eramos cinco irmãs, só cá estou eu e uma irmã que está ali em Monsanto. Isto tinha cemitério e igreja.

(Fala das dádivas que um homem uma vez lhe trouxe e da ajuda da vizinha)

"Isto é uma dádiva florida. A minha vizinha dá-me tudo o que me faz falta. ela tem horta e tem tudo. O marido anda no corte (egalipos). Tem cinco cabras, dá para fazer o queijo."

(Fala das visitas que vai recebendo)

"Esteve aqui um estudante a terer fotografias e estava a carujer (chover) e ele não sabia o que queria dizer, não sabia nomear. Atão a gente que anda a estudar não sabe ver o astro?" (refere-se à previsão do tempo)

(Depois de algumas horas a viajar pelas infinitas histórias da Ti Patrocinia, despediu-se com o mesmo sorriso com que nos recebeu)

BEM HAJAS, TI PATROCINIA

3 comentários:

Al Cardoso disse...

Que bela parte do nosso pais a morrer aos bocadinhos.
Para os meus lados tambem existem lugares como esse, eu pessoalmente ainda conheci uma aldeia com 8 familias, que presentemente se encontra completamente em ruinas, isto em quarenta e poucos anos!

Um abraco amigo d'Algodres.

Anónimo disse...

O ti, a ti como se instituiu este grau de parentesco e/ou vizinhança, nunca soube de onde veio, sempre me intrigou , só um antropólogo me explicará . Penso bem ?
E as portas?
Explique-me um bocadinho ?
jrm

eddy disse...

Caro amigo, antes de mais, bem hajas pela visita e pelas interessantes questões que me coloca. Relativamente à linguagem simbólica das portas remete-o para um interessante blog onde existe uma excelente abordagem ao assunto:
- aldrabas.blogspot.com

Quanto à utilização desta expressão "Ti", para já, apenas lhe posso adiantar que na região da Beira Alta e Norte de Portugal se utiliza com frequência a expressão "Tio". Fica para breve uma explicação mais atenta.

Bem hajas amigo e volte sempre