domingo, março 22, 2009

(foto eddy, 2007)

arquivo oral - histórias de vida
etiqueta - Guerra Civil Espanhola

Josefa Moreno Rico, 95 anos, natural de Alcântara (Espanha), residente no Rosmaninhal (Idanha-a-Nova)

"Vim para o Rosmaninhal tinha 15 anos. Morreu o meu pai e a minha mãe e eu fugi da guerra civil espanhola. Casei aqui (Rosmaninhal) e tenho uma filha, mas está em França. O meu homem já morreu. Chamava José Miranda. No tempo da guerra eu estava em espanha, depois fugi. Nesta altura deitavam as pessoas da ponte de Alcantara cá para baixo."

3 comentários:

Anónimo disse...

Eddy

Que "achado" meu amigo.
Por uma verdadeira memória raiana
contra a amnésia turística de circuntância.
Afirmar a História. Recordar Sempre. Esquecer NUNCA.

Abraço forte
Pedro Salvado

eddy disse...

Amigo Pedro,

de facto, este testemunho da Ti Josefa é uma preciosidade. Trata-se de uma memória sobre a tremenda guerra civil espanhola e suas consequências num território dito de fronteira. Daí a sua capital importância para a compreensão de uma história social raiana.

um "saludo"

Chanesco disse...

Caro Eddy

Efectivamente, a memória viva da nossa gente é um docomento histórico a preservar (por todos os meios).

um abraço