quarta-feira, maio 20, 2009

VIAGEM À BULGÁRIA (SLIVEN)


desloquei-me conjuntamente com o grupo de musica tradicional da zebreira (idanha) "saca sons" no passado domingo à bulgária, mais propriamente à cidade de sliven. a razão desta deslocação prendeu-se com um projecto denominado "oralidades" onde se destacam interessantíssimos projectos de cooperação e intercâmbio cultural entre os países participantes: portugal - municipio de idanha-a-nova, évora e mértola; bulgária - sliven; malta - birgu; itália - ravenna; espanha - ourense. este projecto recai essencialmente sobre duas componentes das oralidades: a musica da europa do sul e do mediterrâneo (popular, antiga e da renascença) e a tradição oral (histórias de vida, contos populares, cancioneiros e romanceiros).
neste sentido, destas extraordinárias parcerias decorrem um conjunto de actividades desenvolvidas ao longo de três anos em torno de todas as cidades da parceria e que assenta sobretudo em circuitos, encontros e festivais das musicas do sul; circuitos e festivais de música antiga e da renascença; rede de cidades da tradição oral, com contadores de contos populares, grupos de teatro e de marionetas; encontros de especialistas e investigadores no âmbito do estudo da tradição oral. toda esta dinâmica em torno do património intangivel culminará com a criação de um centro de recursos da tradição oral.
sobre esta deslocação a sliven (bulgária) um "pequeno-grande" incidente, face a um estonteante golpe de magia negra ou seja roubo profissional, a minha mochila que continha documentos pessoais, telemóvel, dinheiro e principalmente a máquina fotográfica que me tinha custado os olhos da cara e que continha extraordinárias fotos deste país encantador, tudo passou para os dominios do "alheio". resultado, com muita pena minha, não posso documentar os registos desta viagem. quanto à actuação tanto do grupo de musica tradicional de évora como do grupo "saca sons" da zebreira (idanha), uma única palavra, soberbo. houve entusiamo, houve fascínio, houve intercâmbio cultural e houve principalmente música com grande qualidade. bravo..bravo...como gritavam alguns habitantes locais...

Sem comentários: