sábado, novembro 15, 2008

BAIRRO DOS LOUCEIROS




(fotos Eddy, 2008)


a vila de idanha-a-nova, conjuntamente com a aldeia da zebreira, constituiram outrora vigorosos centros de produção oleira. nestes característicos fornos, situados no Bairro dos Louceiros, num dos topos da vila de Idanha, coziam-se todo o tipo de louça utilitária. com base neste vantajoso comércio, estabeleceram-se importantes redes de negócio, que se tornaram capitais na estruturação da economia local. muito do que se sabe hoje deste histórico labor e das suas respectivas redes e fluxos, deve-se fundamentalmente ao estudo do meu colega e amigo paulo longo, antropólogo na câmara municipal de idanha. aliás, deste estudo, resultou uma exposição e o seu respectivo catálogo, onde se pode vislumbrar a insigne colecção. este catálogo pode ser adquirido no centro cultural raiano.

1 comentário:

oasis dossonhos disse...

Este blog foi contemplado com o prémio Dardos, que resolvi partilhar por 30 bloggers dado que fui designado duas vezes e resolvi não me ficar por 15 eleitos.

Trata-se de um prémio que está a correr mundo, reconhecendo aqueles blogues que consideramos transmissores dos grandes valores humanos, com a qualidade conferida por uma consequente militância em torno das grandes causas, como seja o património e a liberdade, as pessoas e a qualidade de vida, o ambiente e as tradições, a memória e a dignidade, a cultura e o lazer.

"Estes selos, foram criados com a intenção de promover o salutar convívio entre os bloggers e como forma de demonstrar carinho e, reconhecimento por um trabalho, que agregue valor à Web." (citando o Café Portugal)

Para explicar o critério utilizado, cito e subscrevo este texto do Rui Dias José: "Fica claro (expressamente afirmado e dito!) que as minhas escolhas para os "Premios Dardos" têm na base relações de amizade, proximidade ou identificação. Sou humano como os demais e, na teia de relações na net, gosto, quero, apaixono-me... Tudo é portanto subjectivo. E ainda bem!"

Cabe agora aos contemplados com o Prémio Dardos (se o aceitarem) procederem à seguinte actuação:

1. Exibir a respectiva marca /imagem;

2. Linkar o blog através do qual recebeu o prémio;

3. Escolher quinze (15) outros blogs aos quais atribuirá o "Prémio Dardos".