domingo, novembro 02, 2008

O REMOTO FOGO PRIMORDIAL...



entramos num dos periodos do ano mais obscuros: os dias estão mais pequenos e as noites prolongam-se frias e solitárias. já cheira a fumo nas ruas, este forte aroma entranha-se no mais profundo das memórias e traz recordações remotas. é enigmática a nossa relação com o fogo, pois o fogo regenera, purifica e destroi. em torno dele se congregam ainda muitas familias deste portugal dito rural. celebram-se inúmeras festividades em torno do fogo: o natal, o S. João, Pentecoste, etc. segundo algumas lendas, Cristo (e os Santos) revivificam os corpos passando-os pelo fogo da fornalha da forja. o Homem é fogo, diz S. Martinho. ao aspecto destruidor do fogo estão subjacente todas as forças malignas ou seja diabólicas, lucifer (portador da luz celeste) arrojado nas chamas do inferno, um fogo que queima sem consumir. em suma, a origem da humanidade deve-se essencialmente à força deste remoto enigma, o FOGO. 

5 comentários:

a d´almeida nunes disse...

Sem dúvida. O Fogo, a primeira e mais forte origem da Vida? Claro que podemos questionar. E a Água? Qual a origem de Tudo? O Fogo?
-
Belo e intuitivo texto, que nos faz pensar...na Vida, no que é o Homem, qual o seu papel no conjunto do Todo? O Universo o que é?
O Fogo. Um enigma fora do alcance da nossa capacidade de entendimento!
-
Apesar destas nossas dúvidas e interrogações gozemos o calor do fogo duma boa lareira. Já começa a saber bem.
E não esquecer as castanhas assadas!

JOSÉ RIBEIRO MARTO disse...

Excelente lembrança do fogo, o primordial fogo ....
Deixo-lhe um poema de um poeta antropólogo: LUIS QUINTAIS

ÀGUA FOGO LENTO
para a minha mãe

Triste e errante , ela irá dançar
na quebrada memória
da minha infância distante.

Uma canção de embalar , uma história
que se despede do verso
e sobre o berço se debruça.

Assim quero lembrá-la, como uma mão
que me dava água
e do fogo lento que me queima agora
se esquecia

abraço amigo _____________ JRMARTo

eddy disse...

caro nunes, um bom lume pede sempre uma boa dose de castanhas e um copito...

um abraço amigo

eddy disse...

Amigo Jose, desconhecia totalmente que o Luis Quintais escrevia poesia..e que poesia!!! "gracias" pela partilha, pois é um poema fabuloso!

um abraço amigo

Anónimo disse...

É com grande prazer que passo por aqui, depois duma pausa de algum tempo por motivo de doença dum ente querido. Venho ver e apreciar este excelente blogue, uma página de grande qualidade, que visito com grande prazer pela sua riqueza cultural e substância. Boa semana com tudo de bom.