sexta-feira, novembro 21, 2008

A FORÇA DA IGNORÂNCIA

todos assistimos dia após dia, mês após mês, ano após ano, desde a invasão imperial dos EUA e da GB ao iraque, a discursos sensasionalistas, triunfalistas, onde imperam as generalizações humilhantes sobre o "outro" muçulmano. assistimos de igual modo impávidos e serenos ao saque e à pilhagem e destruição de uma cultura milenar (roubo de bibliotecas e museus). acredita-se que se pode rasurar a História com uma esponja para escrever a "nossa" e assim impor à força as "nossas" próprias formas de vida de modo a que os "outros", os maus, as interiorizem, as prescrevam. como se pode ignorar uma cultura milenar, uma espantosa diversidade de culturas humanas, linguas e experiências? a troco de quê?
todos nós sabemos a suposta verdade, porém é a mentira que continua a vender discursos triunfalistas nos telejornais de todas as televisões do mundo (outro negócio chorudo!). continuamos a assistir impávidos e serenos a discursos proferidos por chefes de Estado que falam em nome da politica externa e não têm a minima noção da lingua e da cultura do "outro", ou seja, das pessoas reais. veja-se a quantidade de livros produzidos sobre o islão, o terrorismo, o eixo do mal, etc, etc...lixo e mais lixo...negócio e mais negócio...os senhores dos negócios das guerras...
porém, continuamos à espera da tremenda falácia das armas destruição..tenho a plena certeza, se o iraque fosse o maior exportador mundial de ovelhas e cabras, de certeza que nenhuma guerra, nenhum eixo mal, nem nenhuma histeria contra o "outro" sucederia.
está mais que claro a rede de negócios montada com base na força, aliás, a única linguagem que entendem estes empresários sem escrupulos. por acaso já alguém pensou na fantástica e prospera venda de manuais escolares nestes paises invadidos pela força?
em suma, quem compra todos estes discursos imperialistas e esquece todo o sofrimento humano que uma guerra acarreta, é considerado e aclamado neste controverso mundo ocidental, como um bom democrata, um bom cidadão...

1 comentário:

Anónimo disse...

Vivemos numa época com dois primados:

- com papas e bolos se enganam os tolos:
- a primazia da economia e finanças sobre a política.

Creio, assim, que tudo fico dito, pois outros interesses nefastos e obscuros de alevantam e ditam leis sobre tudo e sobre todos. Mas comungo das suas preocupações e até espanto, a ponto de me perguntar sistematicamente: como é possível?

É lá vem à memória que é sempre «com papas e bolos que se enganam os tolos», como dizia o meu santo avô lá na nossa aldeia minhota. Boa semana com tudo de bom.