quarta-feira, dezembro 30, 2009



poemas na escuridão
tenho no bolso a escuridão & os poemas
são existências autonomas
electricidades profundas
aromas venenosos que silenciam
cosmos que brotam dessa agua em abundâncias malignas
solenes compassos de latidos curandeiros
é improvável que a dança ocorra nos destroços
ainda assim tenho o carvão semeado nos prados alugados de um poema-escuridão

terça-feira, dezembro 29, 2009

ARTE NO CCR: SERIGRAFIAS






o centro cultural raiano (ccr) apresenta uma interessante exposição de serigrafias. trata-se de um conjunto de extraordinários trabalhos a vislumbrar com a possibilidade de compra. visite-se com todo o sentido de urgência...até 31 de dezembro de 2009.

segunda-feira, dezembro 28, 2009

CORPOS DE CULTO, CULTO DE CORPOS

(shadowness)

na televisão encenam corpos enérgicos com esbeltos, desportivos com mediáticos, performativos com amados e etc., etc. tudo não passa das tão sobrepassadas questões que o "culto do corpo" levanta. nelas estão implicitas a sempre inovadoras técnicas e tecnologias que fazem cada vez mais milagres no sentido de esconjurar o mais que evidente envelhecimento do corpo. retoque aqui, esticar a pele ali, injecção vitaminada acolá, e por ai fora. hoje também já falamos em clonagem. outros em criogenagem (congelar o corpo para a eternidade). outros em viagens espaciais para rejuvenescer. outros em extrovertidos tratamentos milagrosos... porém, face a tamanha esperança de longevidade corporal, pelas televisões entram outros alertas e novos medos, que vêem, de certa forma, colocar todas estas avançadas técnicas em delicados e mediúnicos pensamentos regressivos. refiro-me às tão documentadas epidemias (as gripes porcinas, as vacas loucas, a sida) que geram ansiosas questões pelo facto de ainda não ser possivel o seu total controle. tudo não passa de uma questão de controle. ansiamos querer controlar tudo até o adiamento definitivo daquilo que é o mais que certo, ou seja, a morte estrutural do corpo. nestes dominios, o melhor é seguir os ensinamentos do grande mestre Confucio: "esperar o inesperado. aceitar o inaceitável"

domingo, dezembro 27, 2009


james tissot (french, 1836-1902). Jesus ministered to by Angels, 1886-94.
(schinkel, karl friedrich- 1781/1841, berlin)

Stage set for Mozart's Magic Flute

1815
Gouache, 463 x 616 mm
Staatliche Museen, Berlin

(fonte: web gallery of art)




quinta-feira, dezembro 24, 2009

NOITE DE NATAL



rosmaninhal, madeiro da capela da misericórdia, 2008.



na beira baixa são os madeiros que assinalam a festividade do natal. é em torno deles que as populações circulam. "dar a volta aos madeiros" como se diz entre a comunidade, inscreve-se nesse rol de sociabilidades muito próprias desta região. é sobretudo durante esta "volta" que as pessoas vão mantendo o ritual de reverem amigos e familiares que nesta época festiva regressam à "terra". também é em torno deste fogo mágico que se despoleta toda uma memória colectiva. cantam-se quadras natalicias, histórias desse passado, recordam-se acontecimentos e protagonistas, enfim, todo um património imaterial a valorizar. é tudo isto que nos faz enquanto comunidade. e... "vivam os madeiros"...do rosmaninhal, claro!!!

FELIZ NATAL

(denis zilber art)


escolhi esta fantástica imagem para felicitar e desejar um bom natal a todos aqueles que todos os dias aqui dão uma "espreitadela" neste lugar virtual. pois revejo-me na integra nela, sobretudo na feroz tenacidade com que também caminho. nos livros que sempre me acompanham e no singelo gato de estimação que já tive e que já não tenho e que tantas e tantas lembranças me acende. enfim...aproveitem o que de celestial têm a vida...o resto são embrulhos que no dia seguinte se deitam fora.



quarta-feira, dezembro 23, 2009

(amoxtli)


extraordinária analogia...

terça-feira, dezembro 22, 2009




como um antigo alquimista vou procurando o conhecimento ancestral.
a origem das origens. onde tudo começou...

O GENESIS EM BD


procuro esta visão criativa em bd do Génesis (Biblia). quem encontrar não hesite, compre e devore...pena é que não exista tradução para português, penso que os espanhois já trataram de traduzir este singular e criativo trabalho. a avaliar pela critica parece que vale mesmo a pena.

domingo, dezembro 20, 2009

FOTOGRAFIA...

(msnbc.com)


grande documento fotográfico...um registo para a posteridade...
(israel, colonos em luta)

INSTRUMENTOS PASTORIS: A ALBOKA




música e construtores de instrumentos tradicionais pastoris. a alboka. espanha-região basca.

sábado, dezembro 19, 2009

ARQUITECTURAS PASTORIS. UM PEQUENO TCHOÇO PARA O CÃO

penha garcia, 2008

embora na actualidade os pastores já não vivam nas tradicionais choças (tchoças) ou choços (tchoços) alguns teimam em reproduzir modelos interessantes, como o que a figura ilustra, embora a uma escala mais reduzida, para os animais (cão), com alguns apontamentos tradicionais, ao nivel da sua construção técnica e dos seus materiais, muito próximos dos modelos de construção ligados às tchoças e aos tchoços. é isto que interessa documentar, pois representa o presente e fala dele a partir das novas lógicas que se entrecruzam com os saberes tradicionais que teimam em continuar a coexistir paralelamente com a dita contemporaneidade.

sexta-feira, dezembro 18, 2009

(gokhun guneyhan's)

feitiçeiros & feitiçarias
(gokhun guneyhan's)

feitiçeiros & feitiçarias
(gokhun guneyhan's)


feitiçeiros & feitiçarias

quinta-feira, dezembro 17, 2009

(gokhun guneyhan's)



feitiçeiros & feitiçarias
(gokhun guneyhan's)


Feitiçeiros & Feitiçaria
(gokhun guneyhan's)


feitiçeiros & feitiçarias

quarta-feira, dezembro 16, 2009

(gokhun guneyhan's)


feitiçeiros & feitiçaria

A FEBRE DO VOLFRÂMIO



um excelente documentário sobre "a febre do volfrâmio". embora seja no contexto espanhol, ajusta-se do mesmo modo ao contexto português. dentro desta temática e em termos filmicos-documentais pouco ou nada existe, continuamos a entupir as televisões e o seu respectivo serviço público com telenovelas e concursos...

BIBLIOGRAFIAS...


já está nas livrarias este completíssimo compêndio sobre doenças recolhido por michel giacometti. são cerca de 5500 fichas de doenças recolhidas por este incansável investigador. uma obra capital nos dominios da etnomedicina.

domingo, dezembro 13, 2009

CULTURA PASTORIL: COLECÇÃO DE ANTÓNIO MARTINS "CACARNE"





não me canso de divulgar esta admirável colecção de arte pastoril do pastor-artista antónio "cacarne". a riqueza patrimonial não é apenas ao nivel da materialidade dos seus objectos, é também toda a imaterialidade (histórias, locais de proveniência dos materiais, tecnicas, saber-fazer, acontecimentos, etc) que a envolve e lhe confere sentido. neste mesmo campo, a colecção documenta vários momentos da sua concepção, que por sua vez remete para diferentes lugares onde o pastor-artista exerceu o seu labor. a riqueza deste extraordinário acervo pastoril está efectivamente nesta (inter)conexão com as paisagens e com a vida quotidiana da idanha, em particular com os seus principais acontecimentos, no pautar do seu calendário ritualístico. são inúmeros os objectos que nos contam uma história e que o significam muita para além da mera actividade pastoril e do seu entorno. o extraordinário é que esta colecção mesmo neste estado vegetativo em que se encontra (com muita pena minha), têm acompanhado alguma da contemporaneidade politica da vila, nomeadamente através do acto da parte do pastor-artista em guardar cartazes ou panfletos referentes às respectivas campanhas eleitorais autarquicas ou até mesmo nacionais. neste plano, estes elementos contemporâneos vêem acrescentar novas histórias à colecção, interligando-a com a vida quotidiana da vila. é precisamente neste sentido que esta colecção ganha sentido, fora dele, sem o seu principal mentor, ela é um conjunto de objectos moribundos, sem alma, sem conexão social. daí que todos os esforços tenham que ser feitos (com todo o sentido de urgência) para que esta admirável colecção seja salvaguardada, estudada e preservada dentro destas mesmas lógicas e venha a ocupar todo o merecido destaque que ela merece. pois o concelho e em particular a vila de idanha a nova ficam mais ricos, pois ganham um dos mais ricos espólios de arte pastoril, acompanhado das suas as memórias e de toda uma admirável cosmologia deste singular pastor-artista. só assim poderemos falar abertamente de uma verdadeira politica de preservação patrimonial, pois não basta guardar é urgente estudar e dar a conhecer...

sábado, dezembro 12, 2009

HISTÓRIA DE UM ROUBO INSOLITO

(Foto: cincoquinas.com)


esta é no minimo uma "estória" com amplos contornos de novela. na passada terça feira (8 dezembro) a imagem da senhora da povoa foi roubada do respectivo lugar de culto, vindo posteriormente a aparecer no dia 10 (segundo a agencia lusa) na proximidade, debaixo de uma oliveira. milagre, milagre!!! não admira que deste singular acontecimento surjam um conjunto de crenças vindas directamente do além. não obstante, vamos aos factos concretos e aos que nos remetem para a já tão rotineira questão dos roubos patrimoniais consecutivos em toda a extensão geografica da raia beirã. pelos vistos o desleixo e a facilidade continuam aliados às boas práticas de protecção e salvaguarda dos respectivos bens patrimoniais. fica mais uma vez a máxima popular "casa roubada trancas na porta"...

sexta-feira, dezembro 11, 2009

PATRIMÓNIO IMATERIAL


já está nas livrarias as actas dos trabalhos referentes aos colóquios realizados sobre "património imaterial". trata-se de um importante conjunto de trabalhos que vão trazer alguma luz sobre estas problemáticas tão actuais e pertinentes como os patrimónios ditos imateriais.

quinta-feira, dezembro 10, 2009

(flickr)


em prol das revoluções e das lutas verdes....
afinal tudo converge para a questão do dEUS dinheiro...

COPENHAGA 2009


pode acontecer....

PELAS COISAS SIMPLES...




observo com rigor o nascer do dia em idanha a nova. como a primeira luz esventra todos os destroços biblicos e dogmáticos do que restou do dia anterior. como uma fenix tudo é renovado desde a essência com um novo dia. santifico me no ranger da porta, no pó acumulado dos livros, nos feixes que fecundam o silêncio da casa. um aleluia pelas coisas simples...

quarta-feira, dezembro 09, 2009


(butdoesitfloat)
esta é a minha máxima:
não há ego nos individuos,
não há ego em coisa alguma
mantra tibetano

terça-feira, dezembro 08, 2009

"VIVA OS MADEIROS"


(madeiro, Idanha-a-nova, jaime lopes dias)
a imagem apresentada ilustra o momento da chegada de um madeiro numa carroça de vacas, acompanhado dos seus respectivos actores. o momento, embora noutro tempo (1920?), corresponde ao mesmo ritual que se viveu no dia de hoje (8 de dezembro), altura em que a vila de idanha (tal como muitas outras disseminadas pela beira alta, beira baixa e trás-os-montes) recebe em celebração efusiva os seus madeiros, que serão posteriormente incendiados no dia 24 de dezembro. talvez tenha perdido parte da sua efervescência no seio da comunidade e se tenha transformado ou adquirido outros significados e outras simbolicas. é pois a vida das sociedades humanas, nada está estagnado tudo se transforma. hoje por exemplo, já ninguém vai passar a noite ao campo; a espera pela chegada da "procissão dos veículos decorados" perdeu gente; os veículos (tractores e um camião) já não trazem muitos adeptos, já não se ouvem os foguetes, em suma, a animação em torno deste ritual perdeu parte da sua vitalidade tão caracteristica deste lugar da beira baixa. sobre a dimensão espectacular destas fogueiras que se acendem no respectivo dia 24 de dezembro, elas remetem-nos para essa simbólica ancestral tão interligada às celebrações pagãs ligadas aos solstícios.

domingo, dezembro 06, 2009




hediondo...arrepiante...no perú foi desmantelado um grupo de pessoas acusado de efectuar tráfico com gordura humana. já lhes chamam os "vampiros dos andes". a policia peruana refere que talvez tenham assassinado cerca de 60 pessoas. o principal mercado desta gordura humana era a europa e os E.U., principalmente a industria cosmética...



man ray - cinépoemé (paris, 1926)

mágico...como são infinitas as formas de ver a mesma realidade.

são imagens ou fragmentos com impetuosidade.

isentas desse disfarce desmedido que impera nas televisões e nos demais écrans massificados.

revolucione-se o olhar...

sábado, dezembro 05, 2009

BIBLIOGRAFIAS...


valeria a pena traduzir este livro.

ARQUITECTURAS TRADICIONAIS: FORNOS


monfortinho, 2008.



o dominio das arquitecturas tradicionais referentes às diferentes tipologias de fornos de cozer o pão é outro dos universos a inventariar com alguma urgência. isto pelo facto de que muitos dos seus actores principais (forneiros (as), padeiras, cozinheiras, homens que iam à lenha, etc.) se encontrarem no consequente final de actividade. porém, são ainda estes "espaços de memória" ligados à gastronomia tradicional que mais evidenciam essa sazonalidade ligada ao calendário festivo anual. convém referir que um forno fechado não é um forno abandonado. ele está naquele limbo mediúnico, à espera da efervescência do respectivo momento festivo. o momento em que o forno abre as suas portas e despoleta todas as sociabilidades ligadas à gastronomia tradicional.

sexta-feira, dezembro 04, 2009

ALFABETOS VOSTELLIANOS




(W. Vostell, Alfabeto de las Revoluciones en la Plástica)


com a arte vostelliana "rompo a direito" pela noite
soletro estes alfabetos perdidos & renovo o sangue
a criatividade é o único poder que conheço e venero


"arte é amor/amor é arte", Vostell 1961


BIBLIOGRAFIAS...


patrimónios mineiros: estou a ler...

quarta-feira, dezembro 02, 2009

DIÁLOGO DO HOMEM COM A TERRA



um magno projecto (inter) cultural. um "olhar exploratório" das relações e dos elos mais ancestrais entre o Homem e a Terra. a identidade que cada território ou paisagem confere aos grupos humanos. as matérias geológicas que desde os primórdios narram a verdadeira História do Homem. neste projecto participam três territórios diferentes: Châtaigneraie Limousine, Pays Dignois - Réserve Géologique de Haute-Provence (França) e Pays de Hateg (Roménia). em cada um destes territórios é explorada a dimensão identitária que uma destas paisagens têm transmitido ao longo dos anos. o resultado é uma admirável exposição onde em torno dos materiais geológicos (pedras, barro, etc) se (re) interpreta toda uma memória consubstanciada nas mais diversas mensagens. sobre esta exposição os autores dizem "L'exposition propose d'explorer les trois espaces de dialogues par trois tonalités différentes (...) et de les écouter". é importante nunca esquecer que é sobretudo neste entendimento relacional entre o Homem e o planeta Terra que se estruturam todas as lógicas de sustentabilidade.

terça-feira, dezembro 01, 2009

ARQUITECTURAS TRADICIONAIS D' IDANHA: ARMAZENAMENTO DA AGUA

idanha-a-nova, 2008


seria importante nestes tempos repletos de "ecologias" o inventário destas tipologias tradicionais ligadas ao armazenamento da água (poços, noras, entre outros engenhos relacionados). pois assinalam na paisagem esse saber cultural tão precioso que se fundamenta nas práticas de gestão e aproveitamento deste tão extraordinário e escasso recurso natural.


BIBLIOGRAFIAS...




para todos aqueles que se interessam pelos patrimónios agricolas e consequentemente suas histórias, neste caso a oliveira e mundo das tecnologias agrárias que a rodeia. imprescindível...

quarta-feira, novembro 25, 2009

ARQUITECTURAS TRADICIONAIS D' IDANHA

(idanha-a-nova, 2007)

fruto das profundas transformações em torno dos campos, estas estruturas vão assinalando um tempo que já é passado, um tempo que teima em ser completamente esquecido. é precisamente da memória desse passado recente que muitas conversas se despoletam nas praças das aldeias e vilas, recordam-se os campos e as suas sociabilidades. cartografam-se as emoções e os campos ( as casas, os gados, os trabalhos) voltam a ocupar essa centralidade perdida nos discursos dessa memória. é precisamente neste enquadramento e nesta perspectiva que esta estrutura habitacional de um antigo pastor, hoje abandonada, se mostra hoje aos olhos de quem passa: significa esse passado, é memória, mas também é presente, pois é olhada a partir do presente. e neste sentido a leitura remete para o abandono, para o esquecimento...um autêntico paradoxo: memória/esquecimento.

IDENTIDADES...

(cathoderaycharles)


a discussão será sempre em torno das representações identitárias. são centrais em todos os campos disciplinares das ciências sociais. o eu e o "outro", o que são? como se definem? o que está por detrás desta noção? fixemos o seguinte: "a identidade é tensão entre o eu e o outro, entre sujeito e objecto. é a resposta de adaptação ao mundo subjectivo, e, por isso, é um perpetuum, quer dizer, substancialmente incompleta. daí a sua plasticidade, o seu dinamismo, a sua contingência, a sua impureza." (Carlos Moreira "O enigma de Teseu, ou as identidades questionadas", in Peralta, Elsa e Anico, Marta (coord.), "Patrimónios e Identidades").

terça-feira, novembro 24, 2009

(essendemme)



quando eu morrer batam em latas,
rompam aos saltos e aos pinotes,
façam estalar no ar chicotes,
chamem palhaços e acrobatas!

que o meu caixão vá sobre um burro
ajaezado à andaluza...
a um morto nada se recusa,
eu quero por força ir de burro.

paris, 1916

mário de sá-carneiro

segunda-feira, novembro 23, 2009


(per temeritas)


"ervas do chão têm magias da terra para sarar fomes do corpo pelo pó"


(in valter hugo mãe, o remorso de baltazar serapião, p. 101)


um livro magistral...