sexta-feira, julho 04, 2008

PARA PENSAR...

"O verdadeiro rosto da história afasta-se veloz. Só podemos reter o passado como uma imagem que no instante em que se deixa reconhecer lança um clarão que não voltará a ver-se. «A verdade não nos escapará» - esta palavra de Gottfried Keller caracteriza com exactidão, na concepção da história que têm os historicistas, o ponto em que o materialismo histórico realiza o seu avanço através dessa imagem. Irrecuperável é, com efeito, toda a imagem do passado que corre o risco de desaparecer com cada instante presente que nela não se reconheceu. (A feliz notícia trazida pelo ofegante historiógrafo do passado sai de uma boca que, talvez no próprio instante em que se abre, fala já no vazio.)"


Walter Benjamin, in 'Teses Sobre a Filosofia da História'

2 comentários:

Anónimo disse...

ou no passado, se assim for ... julgo compreender....



Como está ? Espero que bem ...
Não tem sido ausência, mas só não tenho comentado , como agora na brevidade o fiz....

Tenho passado, mas não tenho comentado , se quiser , mas só se quiser , poderá encontrar-me, a mim , assim como outros melhores poetas escrevendo no margens da poesia, blogue daIII Bienal de Silves .... encontrará belíssimos poemas, como já disse, boa música e excelentes fotos .... mas, passe não deixe de passar pelo profanus, há sempre um texto ou outro que queira rever ou até recomentar.... cordialmente

José Ribeiro Marto

Eddy Nelson disse...

Amigo José Marto

Fico muito agradecido pelas suas visitas e comentários sempre tão atentos. continuo igualmente a caminhar com um olhar horizontal e vertical pelo "profanus".


um abraço amigo e um humilde agradecimento