terça-feira, outubro 31, 2006

Arquitectura tradicional: casas tradicionais da aldeia do Rosmaninhal



Casas tipicas de andar da aldeia do Rosmaninhal. O piso inferior é denominado de "sotão" e está destinado à sala e aos quartos. No andar funciona a cozinha com acesso ao forro. Como se vê, pela foto, este conjunto de casas tradicionais está no limiar do seu desmonoramento. Quanto à sua recuperação, é sempre um processo complicado, pois estas casas, como na grande maioria das aldeias, são objecto de inúmeras partilhas. Uma pequena casa chega a ter 10 herdeiros, todos a disputam ao mais elevado apreço, chegando muitas vezes a ser motivo de brigas e até mortes. É a eterna e difusa questão das heranças patrimoniais.

4 comentários:

Joaquim Baptista disse...

E depois quando a casa cabe a alguém o primeiro que fazem é deitá-la abaixo e construir uma "meson" de mau aspecto, como tantas que populam pelo concelho de Idanha-a-Nova. No caso do Rosmaninhal fui lá há algum tempo e acho que o que se lá fez, e o que permitiram que se fizesse é digno de prisão, tal o nível de degradação e anarquia construtiva. É pior que o faroeste.

Chanesco disse...

Ao olhar para esta foto fica-se com a ideia de que a objectiva faz do velho virar novo.
A observação quanto à reconstrução de um património "abandonado" não podia ser mais pertinente.
Para alem da probabilidade de pertencer a muitos herdeiros, existe ainda o problema que sucede em todas a aldeias, por esse país fora, que á a questão do registo de propriedade estar em nome de um parente que faleceu há três gerações.
Valha-nos o uso capeão para resolver alguns problemas.

Anónimo disse...

conheço bem o rosmaninhal, porque lá vivi algum tempo. Conheço o seu património. Gostava de ver esse património todo recuperado e que mais fotografias fossem colocadas no site, para aquelas pessoas que não conhecem a aldeia, a visitassem mais e apreciassem toda a sua beleza desfrutando de todas as suas paisagens que são lindissimas.
A. GUEDES

eddy disse...

Caro A. Guedes, bem-hajas pela visita e respectivo comentário. deixo-lhe aqui outro lugar virtual onde pode encontrar essa diversidade:

http://rosmaninhal.no.sapo.pt/