terça-feira, outubro 31, 2006

Geoparque Naturtejo da Meseta Meridional



O primeiro geoparque português está aqui a um passo. Trata-se do Geoparque Naturtejo, com este criterioso conceito nasce toda uma preciosa valorização patrimonial desta região raiana.

2 comentários:

Joaquim Baptista disse...

Será? Tenho as minhas dúvidas. O lobby dos "torismos" vai tomar conta, assim como tomou conta das aldeias históricas, promovendo umas e afundando outras. De gente interesseira não há que esperar muito, mas Deus queira que eu esteja enganado. O tempo o dirá.

eddy disse...

Caro Joaquim,

Temos que acreditar que o património somos todos nós, enquanto seres humanos de um planeta denominado Terra. Somos nós quem procura a explicação mais primordial à milhões de anos: Quem somos?
Relativamente aos lobbys, etc..etc...é claro que eles existem, mas vamos pensar holísticamente, separar o trigo do joio e dar a "César o que é de Cesár"...
Porém, concordo consigo quando menciona as aldeias históricas, pois ao evidenciar-se este conceito arbitrario de aldeia histórica, está-se a destacar estes lugares enquanto autênticos conservatórios de importantes patrimónios vindos de um passado relativamente antigo. Pressupondo a ideia de que haverá aldeias não históricas e sem qualquer património e, como tal, podendo estas cair no mais elementar dos abandonos. Vale a pena pensar nisto!

um abraço