terça-feira, outubro 31, 2006

Arquitectura tradicional: casas tradicionais de xisto das Soalheiras





A aldeia das Soalheiras situa-se na margem direita do Ribeiro da Velha e dista a 9 Km do Rosmaninhal (sede de freguesia). É, sem qualquer dúvida, uma aldeia soalheira. A sua arquitectura tradicional acenta, sobretudo, no xisto. Todavia, estas construções mais antigas têm sido, progressivamente, destruidas em prol do tijolo. No entanto, a aldeia ainda sustenta um núcleo considerável destas construções mais antigas. Enquadra-se na tipologia da casa tipica do Sul, de aspecto limpo e fresco, caiada por dentro, com ausência de escadas exteriores e varandas. Os palheiros destinados ao gado e ao armanezamento do feno, serviram outrora de dormitório aos rapazes, pois apenas dormiam na exígua casa de habitação as raparigas e a mãe. Era prática comum criar-se dúzias de filhos em acanhados espaços destas construções tradicionais.

3 comentários:

Anónimo disse...

Soalheiras...terra unica nesse cantinho de portugal...
Passo la todos os meus tempos vagos...as minhas descendencias sao de la...obrigado por retratares essa aldeia maravilhosa...

eddy disse...

Amigo Luis

Fico contente por teres encontrado neste meu lugar de descoberta a tua "Terra Encantada", eu também admiro bastante estas aldeias dos montes da discordia.

Um "saludo" e bem hajas pela tua visita.

benavente disse...

Sou da Povoa de Santa Iria mas a minha esposa e familia é toda das Soalheiras. Que belas férias se passam lá no verão pela altura das festas de Agosto. tenho montes de fotos e filmes lá da terriola