quarta-feira, junho 10, 2009

MEDELIM: ALDEIA DOS BALCÕES



(medelim, 2008)


retomo o tema da arquitectura tradicional. desta vez em torno de uma aldeia com um conjunto de elementos arquitectónicos que dão alguma expressão singular ao conjunto habitacional, são os denominados balcões. tratam-se de elementos arquitectónicos anexos à entrada principal das casas, que dão acesso à porta principal (piso superior) assim como ao dos animais e arrumos (piso inferior). o conjunto do balcão completa-se com um alpendre em madeira que protege a entrada da casa (piso superior). neste espaço secavam-se também algumas leguminosas e frutos (feijão, favas, figos, amendoas, etc). na actualidade, na grande maioria das casas que comportam este piso inferior outrora dedicado à criação de animais de capoeira e a arrumos, este está desactivado ou foi aproveitado como outra divisão da casa. são as necessidades actuais que impõem a funcionalidade à casa. pois é preciso compreender que a arquitectura tradicional é isto mesmo, um conjunto de respostas às necessidades fisicas e sociais de um colectivo. desta conjuntura derivam as tecnicas construtivas, a estetitização dos espaços, etc. daí que devemos olhar para estas singularidades como conjuntos diversificados de multiplas opções. pois nem todos os balcões são iguais, alguns comportam mesmo outros elementos que os embelezam e os diferenciam do restante conjunto. este lado estético, esta diferença espelha de igual modo, tal como o conjunto por inteiro das casas, essa diversidade interna da estrutura social e economica do colectivo. daí que dentro desta aldeia conhecida como "a dos balcões" possamos também ver a diversidade associada a estes mesmos balcões.

5 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia!
Conheço bem esta aldeia, pois grande parte da minha família é de lá!
Gostei bastante do texto que produziu acerca dos balcões, de facto hoje em dia não há lá nenhuma casa (com balcão) que seja usada para o propósito que foi construida (para guardar o gado), mas é isso mesmo, a arquitectura tem que se ajustar às necessidades das pessoas. Uma outra característica destas casas é que, no rés-de-chão, ou no piso inferior, o facto de se guardarem os animais também tem um objectivo que era fornecer uma fonte de calor no Inverno (apesar do mau cheiro...)

eddy disse...

caro amigo, bem hajas pela atenção.

um abraço amigo

Unknown disse...

Não sou de Medelim..., mas adoptei como "minha terra".
Adoro esta aldeia.
Belas fotos
PP

Anónimo disse...

Caro amigo
Adoro Medelim, pois toda a minha família paterna era de lá. Lápassei boa parte da minha infância e adolescência. Lá vivi grandes paixões... Bem haja por gostar tanto dessa Aldeia que tanto amo.
Um abraço

eddy disse...

bem hajas amigo.

um abraço